Pedaladas até Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 04/05/2021
Horário 04:19
Foto: Aparecido Trindade
Cobertura dos quiosques
Cobertura dos quiosques

Chegou a esta coluna a informação de que o casal Esio e Tatiana, de Tubarão (SC), veio de carro até Presidente Prudente, transportando duas bicicletas, com equipamento de suporte especial. Os dois se hospedaram num hotel da cidade e no dia 19, pedalando pela Rodovia Júlio Budiski (SP-563), chegaram a Santo Expedito, visitando a igreja e posteriormente o santuário. O casal tinha como missão exclusiva, mesmo em plena pandemia, visitar a cidade, o que foi feito para renovação espiritual.

Obras

O prefeito da cidade, Nenê Bettio, compromissado com os trabalhos de ampliar as estruturas para Santo Expedito, já concluiu os trabalhos de cobertura da praça da alimentação, especialmente dos quiosques. Segundo ele, é para oferecer mais segurança e proteção aos romeiros que chegam na cidade vindo de todas as partes do país para agradecer a Santo Expedito por graças alcançadas. Agora, os romeiros terão um amplo espaço para tomar lanches e alimentos em locais protegidos do sol e da chuva. 

Mais benefícios

O que se percebe da administração municipal é que a mesma está atenta na busca de mais benefícios em favor do romeiro que está na cidade a todo instante. É registrado quase que diariamente presença de fiéis que vem a Santo Expedito, mesmo não sendo feriado, para compromissos religiosos. A igreja permanece aberta e, caso o padre Umberto não esteja com compromissos de visitação a fiéis enfermos, ele fica à disposição de todos que o procurarem.

Começou em Santo Expedito

Os jovens Anderson e Anita, ambos de Presidente Prudente, estiveram em Santo Expedito para agradecer uma grande conquista que tiveram do santo. Há cinco anos se conheceram na festa do padroeiro e daí iniciaram um romance e um namoro. Todos os anos fazem questão de estar na cidade para agradecer essa grande maravilha descoberta pelo cupido. Durante esse tempo, o namoro sempre seguiu firme e sólido num maior entendimento entre os dois, razão pela qual fazem questão de visitar todos os anos o santo que acreditam ter intercedido nessa união. Pretendem se casar e já pediram a intercessão do santo para que consigam uma casa.

Para relembrar

Expedito foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminata” (ou fulminante, em português), com sede em Melatia. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos por conta do imperador Deocleciano, responsável por determinar a destruição de inúmeras igrejas e livros sagrados, suspender assembleias cristãs e obrigar a renúncia de todos os cristãos. No exército romano levava uma vida de excessos, até que um dia teve um encontro com Deus e se converteu. Sua fama de “santo das causas justas e urgentes” veio de um episódio, onde um espírito do mal apareceu-lhe em forma de corvo dizendo: “crás..! crás...! crás...!” (em latim: ‘Amanhã...! Amanhã...! Amanhã...!’) Enganador que é, eis a proposta do maligno: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão! E sem titubear, Expedito pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE!, que quer dizer: “HOJE”! Nada de adiamento! É para já! Agora! E é daí que vem a associação a soluções imediatas das causas ou urgentes. Também é conhecido como o santo dos negócios que precisam de solução rápida e protetor dos estudantes.

Outro feriado

O dia oficial de Santo Expedito foi 19 de abril, mas algumas pessoas não tiveram condições, por um motivo ou outro, de visitar a cidade, mesmo sabendo não haver uma grande festa como nos anos anteriores. Mas o dia 21, uma quarta-feira, foi feriado nacional, quando muitos resolveram ir até a cidade de Santo Expedito, sem problema de faltar ao serviço. Naquele dia, grupos estiveram em visita ao santuário para registrar algumas fotos, como também foram até à igreja local. Fizeram suas orações de agradecimento por graças alcançadas, ou pediram a intercessão do santo para auxiliar na solução de algumas situações.

Ganhadores

Os colaboradores que foram sorteados com os prêmios em promoção para ajudar na construção do santuário foram: 1º lugar, um carro: Lilian Favoreto de Presidente Prudente. Os demais contemplados foram: João Pereira dos Santos, Alfredo Caldeira, Emanoela e Vitória Marinelo, de Colorado (PR).

Pedidos


    Peço a Santo Expedito
    Que é meu grande intercessor
    Que leve os meus pedidos
    Para Deus Pai Criador.
                                    (José Costa)

Publicidade

Veja também