Penitenciária de Presidente Prudente registra fuga de ao menos 20 detentos

Indivíduos saíram do semiaberto entre ontem e hoje; força-tarefa da Polícia Militar atua para recapturar os fugitivos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 26/10/2020
Horário 08:34
Arquivo/Sindasp - Grupo seguiu em direção a um sítio perto da penitenciária
Arquivo/Sindasp - Grupo seguiu em direção a um sítio perto da penitenciária

Entre ontem e hoje, ao menos 20 presos fugiram da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura, de Presidente Prudente. 

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil, no domingo, um funcionário da unidade disse que a fuga ocorreu por volta das 6h30. Os homens têm 25, 29, 37, 39 e 47 anos sendo naturais de São Paulo, Guarulhos e São Vicente. 

Segundo a testemunha, os indivíduos saíram pelo corredor externo da penitenciária de regime semiaberto e pularam um portão. Na sequência, foram ao setor de lavanderia de onde conseguiram pular os alambrados.

Conforme o servidor, o grupo foi em direção a um sítio próximo ao local.

Ainda de acordo com o registro policial, os internos estavam na cela de inclusão devido a uma falta disciplinar ocorrida no sábado. Após o registro da fuga, foram feitas diligências, mas nenhum deles foi encontrado.

No entanto, no período da noite, o sentenciado de 25 anos foi recapturado na rampa de acesso ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, de Prudente. O indivíduo foi encaminhado à Cadeia Pública de Presidente Venceslau para as demais medidas.

Já na manhã de hoje, outros dois foram recapturados às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)


Roberto Kawasaki - Força-tarefa atua para recapturar os fugitivos

Fuga em massa

Ainda hoje, outros 16 detentos fugiram da mesma unidade de semiaberto. De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), os reeducandos romperam a janela do alojamento e também pularam o alambrado.

Em ambos os casos, a Polícia Militar foi acionada e recapturou parte dos evadidos. Conforme apurado pela reportagem, até o final da manhã ao menos oito deles foram recapturados em Presidente Prudente e Alfredo Marcondes.

A pasta afirma que o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) está na unidade para auxiliar na contagem.

"Ressalvamos que as alas de semiaberto não dispõem de vigilância armada nem de altas muralhas,  sendo cercadas apenas por alambrados", explica a SAP. "A permanência do preso nesse regime se deve mais pela autoconsciência do preso do que por mecanismos de contenção".

De acordo com a secretaria, os evadidos perderão o direito ao semiaberto, regredindo ao fechado. 


Roberto Kawasaki - Boletim de ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes

Tentativa frustrada

No sábado, uma tentativa de fuga também foi registrada no semiaberto de Presidente Prudente.

Conforme o Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), policiais penais que estavam de plantão conseguiram impedir a tempo que internos do pavilhão empreendessem fuga.

Segundo o diretor do sindicato, Gilmar Pereira de Oliveira, o Índio, o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) foi acionado para dar apoio aos policiais da unidade. “Vim até o presídio para dar apoio e já verifiquei que está tudo controlado”, explica Índio.

Publicidade

Veja também