Pintor expõe obras feitas em momento delicado de saúde visual

A maioria das telas do artista foi produzida quando ele passava por um problema grave de visão que poderia ser irreversível

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/12/2016
Horário 08:39
O Sesi (Serviço Social da Indústria) - CAT Belmiro Jesus – localizado no Parque Furquim em Presidente Prudente, sedia até o dia 29 deste mês a exposição "Tchotcho", do artista plástico Donizete Rangel, o Tchotcho, 59 anos. Um fato interessante que deve ser ressaltado, conforme a agente de Atividades Culturais do Sesi, Hilda Pereira de Souza, é que a maioria das obras do artista, calcado na fé, foi produzida quando ele passava por um problema grave de visão que poderia ser irreversível.

Jornal O Imparcial 15 quadros compõem a exposição de Tchotcho que pode ser vista até o dia 29 deste mês, no Sesi do Parque Furquim

"Vejo esse artista como um exemplo! Mesmo diante de uma dificuldade, em um momento de desespero, vivendo uma terrível experiência, de ficar cego, temporariamente, ele manteve a fé e não deixou de produzir. Ao contrário, passou a fazer obras que não tinha necessidade de contornos. Ou seja, criou belas obras, dentro das suas possibilidades", ressalta Hilda.

A mostra, composta por 15 obras, representa cores e formas, natureza, cascata, tons geométricos, Tibet, translúcido, construtivismo. O autor mostra através da sua arte e com um colorido de encher os olhos, a maneira como vê o mundo.

"Apesar das limitações, mantive minha técnica, meus traços e mesmo com pouca visão, construí obras que provoca o público a pensar, refletir. Confesso que me assustei com a saúde dos meus olhos, mas, desistir, jamais. Hoje, continuo em tratamento, mas estou bem. Já Foram seis cirurgias e o olho direito que foi diagnosticado praticamente irreversível, graças a Deus, estou enxergando bem", ressalta o pintor.

Vale a pena visitar a exposição de "Tchotcho" para apreciação e, de repente, até para adquirir uma de suas obras.

 

Retrospectiva


Como já publicado em outra edição deste impresso, no ano passado, Donizete que comandava lojas de móveis, sempre desenhou muitos ambientes e decoração, e em 96 ao ter problemas de saúde, paralelo ao seu ofício profissional, precisou procurar alguma atividade ocupacional.

Ele conta que primeiro tentou aprender a tocar bateria, mas sem sucesso. "Ninguém me chamava para tocar . Foi aí que comecei a me dedicar aos desenhos e à pintura. E tive nessa fase uma pessoa fundamental, também artista plástico Roberto Bertoncini, o Bertô, que me incentivou a montar exposições em Caraguatatuba e a participar de uma seleção em Londrina ", conta.

Por volta do ano 2000, ele encerrou de vez seus trabalhos com a linha de lojas de móveis e passou a se dedicar em outra profissão na área de vendas em outro Estado. Ao retornar a Prudente, resolveu parar com as viagens e mais uma vez, Bertô entrou em sua história. Após quatro anos, firmou a primeira exposição.

"Repito sempre, sempre que ele foi o maior incentivador da minha carreira. Toda homenagem que eu preste a ele será pouco pelo que fez e faz por mim até hoje. Bertô é um grande amigo, uma pessoa maravilhosa", exalta o amigo com admiração.

Donizete comenta que em sua casa tem seu cantinho especial para fazer suas obras: uma sala e um quarto, cômodos que lhe dão muita alegria.

 

Depoimento para a vida


Em resposta ao que diz Donizete, o amigo Bertô escreveu a algum tempo algo que ficou exposto em um banner em uma das exposições do artista: "O trabalho de Donizete Rangel por si só já é um marco diferente em nosso panorama de artes plásticas. Abre mão tranquilamente de qualquer possibilidade de um entendimento fácil e figurativo em busca de uma vigorosa linguagem pessoal. E esta linguagem é construída de uma maneira intuitiva, é verdade, mas fundamentada em sua própria lógica. Vemos em cada uma das obras apresentadas, essa perseguição que o artista incansavelmente terá que realizar para justificar a aventura de ser artista. Essa coragem de buscar o novo, e de não se contentar com um só resultado. Ir além e buscar mais é o que diferencia o artista do artesão. E é assim que Donizete dá uma aula de coragem e amor à arte e aos seus mistérios. Constrói universos próprios, porém, estes universos se transformam em significado coletivo porque carregam em si a coragem da busca, o jogar-se para a vida, ou seja, a vida humana em sua totalidade". (Roberto Bertoncini)

 

Serviço

O Sesi - CAT Belmiro Jesus está localizado na Avenida Ibraim Nobre, 585, Parque Furquim em Presidente Prudente. O telefone para mais informações sobre suas atividades abertas ao público são: (18) 3901-8119. Horário de visitação: de segunda à sexta-feira das 8h às 20h. Aos sábados: das 8h às 16h. Fechado para almoço das 12h às 13h.

 
Publicidade

Veja também