Pipas presas à rede geram 25 desligamentos de energia

Apesar de a brincadeira garantir a diversão da criançada, é importante ficar atento aos cuidados que devem ser tomados sobre as possíveis complicações envolvendo fiações

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/07/2018
Horário 09:02
Marcio Oliveira - Energisa alerta sobre riscos de soltar pipa perto de fiações elétricas
Marcio Oliveira - Energisa alerta sobre riscos de soltar pipa perto de fiações elétricas

O mês das férias escolares já está próximo do fim, mas ainda é comum encontrar crianças e adolescentes correndo ruas abaixo, atrás dos famosos papagaios, mais conhecidos como pipas. Apesar de a brincadeira garantir a diversão da criançada, é importante ficar atento aos cuidados que devem ser tomados quando diz respeito às possíveis complicações envolvendo cabos de energia elétrica. A Energisa Sul-Sudeste informa que, de janeiro a abril deste ano, foram registradas 25 ocorrências de desligamento de energia nos 24 municípios em que atua, devido às pipas ficarem presas à rede.

Com isso, a distribuidora orienta que a brincadeira ocorra em locais seguros e livres de fiações elétricas, mesmo que isso seja um desafio enfrentado nas áreas urbanas. Conforme explica Fernando Bombarda de Moraes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, é importante que a brincadeira ocorra em espaços abertos, como em parques e praças, para que não haja o risco de a brincadeira causar acidentes. “E não é apenas na rede elétrica que mora o perigo. Quem quer brincar com segurança deve saber que não pode sair correndo pela rua, subir em árvore, muro ou laje para recuperar a pipa”, destaca Fernando.

Além do fator perigo, outra prática que preocupa os munícipes são os desligamentos de energia, quando os restos de pipa ficam presos nas redes ou tocam nos fios. Para tanto, o coordenador afirma que são feitas limpezas rotineiras nas redes, mas que as estruturas continuam prejudicadas. “Com a chuva, esses materiais molhados acabam causando curto-circuito ou vazamento de energia, ocasionado a interrupção. E dependendo da situação, o restabelecimento pode demorar e causar ainda mais transtorno, pois nossas equipes precisam analisar todo o sistema elétrico”, acrescenta.

Em contato com a Assessoria de Imprensa da empresa, a fim de obter dados de ocorrências de desligamento de energia de janeiro a abril de 2017, para comparar com o índice deste ano, a reportagem foi informada de que não havia dados para repassar, apenas do ano inteiro, que contabilizou 48 ocorrências.

Dias contados

Ao longo das décadas, muitas brincadeiras perderam sua importância, devido ao surgimento de jogos tecnológicos, como os videogame e celulares. Apesar desta realidade, os papagaios continuam a colorir o céu das cidades, principalmente as do interior, em que é comum encontrar crianças e adolescentes fazendo arte no ar. No entanto, o sociólogo Wilson de Luces Fortes Machado acredita que ela possa estar com os dias contados, sendo trocada pelos drones, como “aeromodelos” da mesma.

Devido à facilidade em ser confeccionada e preço “em conta”, Wilson diz que a pipa “reúne a família em todos os processos, resgatando laços do passado, o que contribuiu para que ela permanecesse viva até hoje”. “Este lazer dá uma esperança de que as brincadeiras de criança ainda possam ser retomadas, com esse espírito de família e diversão”, diz.

PASSO A PASSO DE COMO FAZER UMA PIPA

Materiais

- Papel de seda colorido;

- Duas varetas de bambu;

- Fita adesiva colorida;

- Tesoura sem ponta;

- Linha nº10;

- Papel crepom ou seda (para a rabiola).

Como fazer

1. Recorte o papel de seda em forma quadrada, com cerca de 30cm;

2. Cole uma das varetas na diagonal;

3. Com a outra vareta, faça um arco e cole-o cruzando por cima da outra que já está colada;

4. Faça dois furinhos, onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado);

5. Passe a linha pelos buracos e dê um nó;

6. Amarre a linha para puxar a pipa a partir desse nó;

7. Faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (corte tiras de papel crepom colorido) ou papel de seda (corte pedaços do papel e cole em um fio de linha);

8. Amarre na pipa (na parte de baixo da vareta reta).

Publicidade

Veja também