Piquerobi celebra Corpus Christi com 550 m de tapete religioso

Ornamentos serão confeccionados com cerca de 32 mil kg de granilhas; cidade é detentora de uma das maiores festas do Estado de São Paulo 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/04/2022
Horário 03:34
Foto: Prefeitura de Piquerobi
32 mil kg de granilhas passarão pelo processo de tingimento nas próximas semanas
32 mil kg de granilhas passarão pelo processo de tingimento nas próximas semanas

A história de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo mundo. No Brasil, a data é um feriado facultativo comemorado pela religião católica, cujo costume é ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. Em Piquerobi, essa tradição começou no ano de 1967 a partir do desejo e do trabalho dos jovens daquela época, e se perpetua até os dias de hoje. Neste ano em que celebram 55 anos de tradição de arte e fé, serão confeccionados 550 metros de tapete contemplados com cerca de 32 mil quilos de granilhas que, nas próximas semanas, passarão pelo processo de tingimento.
Atualmente, a cidade de Piquerobi, que conta com população estimada em 3,7 mil pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2021, é detentora de uma das maiores festas do Estado de São Paulo e se tornou um evento religioso aguardado por milhares de católicos todos os anos. Neste ano, inclusive, estima-se que 15 mil visitantes frequentem o evento.
Conforme um dos membros da comissão organizadora por parte da Prefeitura, Robson Xavier, devido à paralisação de dois anos em razão da pandemia da Covid-19, já estão com praticamente 50% da festa pronta, ou seja, com a escolha dos desenhos, projeto para ornamentação do monumento, altar da celebração e da Igreja Matriz, que ganha ainda mais destaque no dia da festividade.

Eucaristia e a paz

O tema escolhido para o Corpus Christi 2022 em Piquerobi é “A Eucaristia é a minha estrada para o Céu”, proferida pelo beato Carlo Acutis. Já o tapete e o monumento receberão ornamentos com o tema da Campanha da Fraternidade 2022, “Fraternidade e Educação”, adaptado para “Eucaristia e a Paz” devido à guerra não somente na Ucrânia, mas as pequenas guerras enfrentadas pelos fiéis no dia a dia.
Segundo o padre da Paróquia São Miguel Arcanjo de Piquerobi, José Altino Brambilla, as imagens para o caminho da procissão, onde percorrerá o Santíssimo Sacramento, irão mostrando a fé da igreja de modo coerente com a sua fé no evangelho de Jesus Cristo: “A igreja que vive da Eucaristia, pois nela tem sua caminhada, alimento, esperança e salvação, visto que é a Eucaristia o próprio Cristo encarnado na realidade humana – a paz que o Evangelho anuncia”.
Altino também lembra que, num contexto de guerra que destrói o ser humano, agride a vida, os direitos e a dignidade de cada pessoa, a igreja reza e profetiza a paz. Isto é, lembra aos que têm a missão de governar, que, onde não há paz, não há justiça, e, que, onde não há justiça, não há paz e dignidade. 
Além do tema da Eucaristia, da paz e da Campanha da Fraternidade, que lembra que educar é um ato de sabedoria, a igreja está retomando as atividades na medida do possível e vai realizar a procissão de Corpus Christi, lembrando que não se trata de um ato social, folclórico, turístico ou atividade de feriado, reforça o pároco local. 
“Dia de Corpus Christi é um dia santo, e de obrigatoriedade do católico participar. É expressão pública de fé na Eucaristia como presença real de Jesus Cristo no Sacramento. É dia do católico dizer para o mundo que o verdadeiro sentido do amor está na liberdade de servir a Deus e ao próximo, fazendo o que os filhos de Deus são chamados a fazer: amar e servir”.
O que se espera para este ano, segundo o sacerdote, é a graça de poder celebrar com segurança, independentemente de qual seja o número de pessoas, pois o mais importante é participar e viver a fé que se professa segundo o evangelho, e não segundo o “que o mundo tenta impor”. Além disso, destaca que os católicos esperam render graças a Deus pela vida de tantos que partiram durante pandemia, agradecer pelos que se recuperaram e por aqueles que se empenharam em cuidar da vida, ou seja, agentes da saúde, governos e organizações que doaram tempo, dinheiro e esforços para ajudar os que precisavam. “Agradecer pela vida e rezar pelos falecidos pedindo a eles o Reino de Jesus e o conforto e consolo para as famílias enlutadas”.
Retornar a festividade religiosa é continuar acreditando que a humanidade é capaz de vencer, pontua o padre. “Desde o início da pandemia eu falava isso. Nós vamos vencer. Retornar agora é saber que não somos indestrutíveis, mas que a solidariedade dá força e tem mérito de vitória”, enfatiza “A importância da celebração não está na tradição, mas sim em duas realidades: na fé em Deus e nos sinais de sua presença, amor e misericórdia que Ele nos dá. No caso aqui, falamos da Eucaristia, presença real de Jesus no meio do seu povo para além dos horizontes desta vida, até a eternidade”.

Programação deste ano

A programação deste ano, que ocorre no dia 16 de junho, já foi quase definida, explica a organização da Prefeitura. Como em todos os anos, às 6h os fiéis dão início à confecção do tapete. Durante a construção dos ornamentos e mesmo após a conclusão deles, os fiéis e visitantes podem contar com Adoração ao Santíssimo Sacramento e a praça de alimentação.   
Já às 19h dão início a Santa Missa na Praça da Matriz, seguida de procissão e show pirotécnico. A programação também contará com um show na praça de alimentação, contudo, a atração e o horário ainda serão confirmados.


 

Publicidade

Veja também