Pirapozinho celebra no dia 24 natividade de São João Batista

Pela 1ª vez, missa solene ao santo - considerado o protetor dos casados e dos doentes - será no palco principal da Fejupi

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 18/06/2023
Horário 07:45
Foto: CNBB
Solenidade da natividade de João Batista é uma das celebrações mais antigas da Igreja
Solenidade da natividade de João Batista é uma das celebrações mais antigas da Igreja

É difícil não se emocionar com a história de São João Batista. Desde a sua concepção, vida e morte. Mas, neste mês de junho, a tristeza é deixada de lado e o que se celebra é a alegria da sua natividade no dia 24. E pela primeira vez, a missa solene será celebrada às 10h, no palco principal do Parque do Povo da Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho). A solenidade da natividade de João Batista é uma das celebrações mais antigas da Igreja.

Padre Helitom Bigas da Silva, pároco da paróquia que tem São João Batista como padroeiro em Pirapozinho, explica que com exceção dele e de Nossa Senhora, em que se comemora o nascimento, todos os outros santos se celebra a morte, o martírio, nas datas dedicadas a eles.

“E para preparar as pessoas, os devotos, para esse dia tão importante para a fé católica, teremos um tríduo celebrativo na quarta [21], quinta [22] e sexta-feira [23], cada dia com um padre e tema diferente meditando a vida de São João Batista”, expõe o pároco.

Padre Helitom menciona que São João Batista é considerado o protetor dos casados e dos doentes, principalmente dos que sofrem de dores de cabeça. Por que da cabeça? Pelo fato de ter tido sua cabeça degolada, decapitada a pedido de Salomé incitada por sua mãe, mesmo o rei Herodes não querendo matá-lo, não pode voltar atrás na promessa feita diante de tantos convidados, entregando-a numa bandeja.

O sacerdote lembra aos fiéis católicos que João Batista era filho de um sacerdote chamado Zacarias, e de uma prima de Maria, Isabel, qual era considerada estéril. Segundo o padre, ambas as mulheres são consideradas “milagres”, uma vez que, Nossa Senhora concebeu Jesus Cristo sendo virgem e Isabel deu a luz a João sendo estéril. “Houve um encontro epifânico. Um encontro que revelou a manifestação, a presença de Deus quando Maria visitou sua prima Isabel e João Batista ainda no ventre de sua mãe celebrou, se agitou pela manifestação do Espírito Santo. Ali no ventre de sua mãe ele ficou cheio de alegria, repleto do Espírito Santo de Deus”, frisa o religioso.  

Padre Helitom destaca que São João Batista é considerado o último grande profeta do Antigo Testamento, antes de Jesus Cristo.

Fotos: Cedidas

Igreja matriz de São João Batista dedicada ao padroeiro em Pirapozinho 


Padre Helitom celebrará a missa solene às 10h, na Fejupi



 

Publicidade

Veja também