Pirapozinho tem atleta de Kata na Seleção Brasileira de Karatê 

Lucas Pastro, 13 anos, conseguiu a classificação na quinta, em Aracaju (SE); 1ª competição internacional do atleta será o Sul-Americano, que começa em junho

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 06/05/2025
Horário 07:09
Foto: Cedida
Lucas Pastro iniciou o karatê com 5 anos e atualmente é faixa marrom
Lucas Pastro iniciou o karatê com 5 anos e atualmente é faixa marrom

Na quinta-feira, dia 1º, na cidade de Aracaju (SE), o atleta da Equipe da Shiratomi Karatedo de Pirapozinho, Lucas Soares Pastro, 13 anos, conquistou algo inédito para a região, que foi a classificação para compor a Seleção Brasileira de Karatê em 2025, pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), que é o órgão oficial vinculado ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

A classificação foi na modalidade de Kata sub-14 que, conforme explica o sensei Elton Shiratomi, é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, cujo objetivo é imaginar uma luta real com máxima postura, equilíbrio, concentração, força, velocidade e seguindo a linhagem do karatê.

Lucas Pastro iniciou o karatê com 5 anos e atualmente é faixa marrom. Com muita dedicação, foi evoluindo e demonstrando com o passar do tempo um diferencial dentro do karatê. “Por duas vezes ele tinha ficado em segundo lugar em seletivas nacionais e, dessa vez, conquistou a tão sonhada vaga”, comemora Shiratomi.

O atleta agora segue firme em uma nova jornada, com novos desafios e a primeira competição internacional será o Sul-Americano, que ocorre entre os dias 30 de junho e 6 de julho, no Recife (PE).

O sensei Shiratomi, que o acompanha desde o início, destaca o empenho do atleta Lucas e ressalta que essa conquista é fruto de muita persistência, resiliência, apoio incondicional de sua família, da Prefeitura e de seus patrocinadores. 

Como exemplo de sua dedicação lembrou que na época da pandemia da Covid-19, onde muitos pararam de treinar, Lucas se manteve firme nos treinamentos on-line e deixou também sua vida como atleta de futebol para focar no seu sonho dentro do karatê. Para Shiratomi, esse exemplo é muito importante para as crianças, adolescentes e jovens de hoje, “para que busquem o esporte como forma de fortalecimento do caráter, da mente e do corpo”.

 

Publicidade

Veja também