Planejamento visa volta à série A-3 do Paulista

RETOMADA Após cinco temporadas longe das divisões de elite de São Paulo, Osvaldo Cruz tenta esquecer últimas campanhas

Esportes - PAULO TAROCO

Data 07/04/2017
Horário 11:29
 

Jovem, mas com muita história para contar. Se pensou que a referência feita, mais uma vez, estava voltada para algum atleta do Osvaldo Cruz, se enganou. Talvez, ela até se encaixe para alguns deles, entretanto, a definição dessa vez pertence ao próprio clube. Fundado há menos de 20 anos, mais especificamente no dia 17 de fevereiro de 2004, a equipe já conheceu o gosto de flertar, mesmo que de longe, com a série A-1 do Campeonato Paulista, mas posteriormente voltou à luta na Segunda Divisão do estadual e tenta até hoje fugir da incômoda realidade do último nível do esporte em São Paulo.

Jornal O Imparcial Estádio Breno Ribeiro do Val é um dos trunfos do Azulão na Segundona

Dentro desse breve histórico, o primeiro capítulo começa em 2004, quando a equipe fez sua primeira aparição no futebol profissional, na extinta Série B1-B. No ano seguinte, com a junção das Séries B1-A e B, formando assim a atuação Segunda Divisão, a equipe conseguiu automaticamente seu primeiro acesso. No ano seguinte, mesmo perdendo a final para o São Carlos, a equipe garante uma vaga na Série A-3 de 2006. Nela, mais um acesso para a Série A-2 de 2007.

No entanto, em sua primeira participação na divisão abaixo da elite, a equipe não conseguiu se manter e voltou para a Série A-3, onde permaneceu entre 2008 e 2009. Naquele ano o time conseguiu voltar para a Série A-2 novamente, porém, mais uma vez o Azulão não fez boa campanha e foi rebaixado para a série A-3, onde ficou entre 2011 e 2012.

Em 2012 o time amargou o retorno para Segunda Divisão, o quarto nível do Estado, onde não jogava desde 2005. Nas quatro temporadas que jogou a Segundona (de 2013 a 2016) a equipe jamais conseguiu avançar para a segunda fase do torneio. Retrospecto que o clube tenta quebrar a partir de amanhã, quando faz sua estreia na atual temporada.

Luciano Baiano, treinador do Osvaldo Cruz, explica que dar motivação aos jovens atletas do elenco é essencial durante todo trabalho da temporada. "Eu converso com eles que é nossa obrigação tirar o clube dessa situação. Além disso, ao alcançar nossos objetivos, teremos prestígio e entraremos sem dúvida para a história do clube. É algo muito grandioso", afirma.

 
Publicidade

Veja também