PM disponibiliza mensagens por SMS para ocorrências

“O telefone 190, que é para atendimento de emergência, não deverá ser utilizado para solicitação do cadastro. Os interessados devem se dirigir a uma unidade policial mais próxima de sua residência"

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 18/02/2016
Horário 12:12
A Polícia Militar possui um novo sistema de atendimento de ocorrências no Copom (Centro de Operações de Polícia Militar) na região de Presidente Prudente, para surdos e mudos, por meio de mensagens de texto do celular para o 190, ou 193, no caso do Corpo de Bombeiros. Também chamado de SMS (Short Message Service, traduzido em português para serviço de mensagens curtas), o serviço está disponível na região desde outubro do ano passado. A Polícia Militar fez parcerias com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e com operadoras de telefonia para garantir o atendimento gratuito.

De acordo com a Seção de Comunicação Social do 18º BPM/I (Batalhão de Policia Militar do Interior), o serviço exige o cadastro prévio de surdos e mudos em qualquer unidade da Polícia Militar. "O telefone 190, que é para atendimento de emergência, não deverá ser utilizado para solicitação do cadastro. Os interessados devem se dirigir a uma unidade policial mais próxima de sua residência", destaca.

Jornal O Imparcial Com cadastro, socorro pode ser solicitado por mensagem de texto

As entidades interessadas em realizar o cadastro de seus atendidos também podem procurar a unidade de sua cidade, para que possam estar aptas a realizar os cadastros. Os documentos necessários são RG, endereço completo e o número do telefone que deverá ser cadastrado.

O departamento de comunicação do 18º BPM-I explica que o atendimento é centralizado no Copom de São Paulo, que redireciona a demanda para o Copom local, "pois exige um treinamento especifico do profissional que irá atender o público com deficiência auditiva ou da fala", detalha. Por enquanto, não há estatística específica deste tipo de atendimento. "Em nossa região não tem havido muita procura, até o momento".

Para que seja atendido, o deficiente deve enviar uma mensagem de texto para os números de emergência. Uma confirmação será recebida e uma conversa será iniciada para o levantamento de dados sobre a ocorrência e o envio de PMs ou bombeiros ao local. O contato terá sido bem sucedido se, ao final, a pessoa receber a mensagem: "Espere. Auxílio a caminho".
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