Três mandados de prisões temporárias e sete de buscas domiciliares foram cumpridos nesta quarta-feira, na capital paulista, contra suspeitos de aplicar um golpe contra a Prefeitura de Ribeirão dos Índios. As ordens judiciais foram cumpridas pela Polícia Civil, através de agentes da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Presidente Venceslau e da Delegacia de Ribeirão dos Índios, durante a Operação “Non Stop”.
Até o momento, cinco pessoas são suspeitas da fraude, que resultou em R$ 10.288,94 em prejuízo aos cofres públicos de Ribeirão dos Índios que induziu o Executivo a quitar um boleto falso de serviços de pagamento automático junto às praças de pedágio. Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu que o grupo criminoso pode ser responsável por mais de 50 ocorrências semelhantes registradas em todo o Estado.
Os suspeitos, investigados pela prática dos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado e lavagem de capitais, foram identificados em apuração iniciada em 2023, quando a administração municipal efetuou o pagamento de um boleto fraudulento para a quitação das despesas da frota municipal.
“O montante acabou sendo quitado pela municipalidade, mas as despesas permaneceram junto à empresa de serviços de pagamento automático junto às praças de pedágio, acarretando embaraços nos deslocamentos dos veículos públicos”, detalha a Polícia Civil, que além de solicitar os mandados, também pediu à Justiça o sequestro de valores nas contas dos envolvidos, “viabilizando uma possível reparação do dano patrimonial causado aos cofres públicos”.
“Espera-se, com a primeira etapa ostensiva da investigação, a confirmação dos elementos levantados inicialmente, a identificação de outros indivíduos eventualmente envolvidos e o sequestro e bloqueio de bens para a restituição dos valores”, pontua o órgão, que providenciará o compartilhamento de informações para que outros envolvidos sejam responsabilizados criminalmente nos demais procedimentos processuais.