Polícia Militar recaptura fugitivos da P1 de Presidente Venceslau

Dupla estava no terminal rodoviário de Presidente Epitácio quando foi abordada

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 02/10/2020
Horário 09:04
Arquivo/Portal Bueno - Sentenciados fugiram da unidade na tarde de ontem
Arquivo/Portal Bueno - Sentenciados fugiram da unidade na tarde de ontem

Na madrugada de hoje, a Polícia Militar recapturou dois presos que haviam fugido da Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1 de Presidente Venceslau. A fuga foi registrada na tarde de quinta-feira, enquanto realizavam trabalho interno na unidade.  

Conforme a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), um dos presos, que estava no setor de agropecuária, deslocou-se para a área de plantação de eucalipto para buscar mais material de trabalho.  Passados alguns minutos sem retorno, constatou-se o abandono de seu posto de trabalho. 

No mesmo horário, outro preso que trabalhava na serralheria, solicitou usar o banheiro. Após 10 minutos sem o retorno do reeducando, a evasão também foi confirmada. Diante disso, a Polícia Militar foi acionada e realizou buscas nas imediações. 

De acordo com o 42º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), por volta das 2h de ontem, os militares faziam patrulhamento pela Rua São Paulo, em Presidente Epitácio. Em determinado momento, mais precisamente no terminal rodoviário, avistaram os indivíduos de 35 anos com as mesmas características dos fugitivos.

Na ocasião, os policiais abordaram a dupla que foi submetida ao procedimento de busca pessoal. No entanto, nada de ilícito foi encontrado. Após a constatação de que eram os fugitivos da P1, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil que formalizou a ocorrência.

Procedimento instaurado

De acordo com a SAP, um dos presos cumpre pena pelo artigo 157§ 2º, de 6 anos e 8 meses e não possui registro de fuga anterior. Já o outro cumpre pena pelos artigos 155§ 4º e 157§ 3ª do Código Penal, de 28 anos e 3 meses, e registra dois abandonos de saída temporária. Não há registro que ambos pertencem à facção criminosa.

Após o flagrante, foi aberto Procedimento Apuratório Preliminar e Disciplinar para averiguação dos fatos.

“Ressalvamos que as alas de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada nem de altas muralhas. A permanência dos presos nesse regime se dá mais pelo senso de auto responsabilidade do que por mecanismos de vigilância”, explica a pasta. “Pela evasão, os presos perderão o direito ao semiaberto, regredindo ao fechado”.

Publicidade

Veja também