Polícia Militar recebe 800 mil ligações em 2016

Segundo o balanço, estes telefonemas resultaram em 177 mil ocorrências, o que corresponde a quase 500 ocorrências por dia

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 05/01/2017
Horário 07:37
O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CPI-8 (Centro de Policiamento do Interior -8), sediado em Presidente Prudente, recebeu aproximadamente 800 mil ligações pelo telefone de emergência 190, em 2016. De acordo com o balanço, estas ligações resultaram em 177 mil ocorrências, o que corresponde a quase 500 ocorrências por dia. De acordo com o chefe da Seção de Comunicação Social da PM, Carlos José Olivetti Fernandes, o Copom atende chamadas de 54 municípios da região oeste paulista, que integram a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado. "O cidadão liga 190, cai na central, e, instantaneamente, o chamado é repassado para as viaturas que atuam na base da cidade que solicitou socorro", explica.

Jornal O Imparcial Central atende a chamada e a encaminha para as viaturas

O capitão considera um número expressivo. "Qualquer risco iminente, a população aciona a PM", comenta. No ranking das ocorrências mais comuns estão a de desinteligência - desentendimento que não chega a ter agressão -, seguido por perturbação de sossego publico (com som alto e barulho), acidentes de trânsito, e furtos. "Não necessariamente nesta ordem, até porque varia bastante de tempos em tempos. Mas são os mais comuns", afirma o capitão.

Ainda segundo Olivetti, parte destas ligações é para pedidos de orientação, ou ocorrências cujas pessoas envolvidas acabam por resolver sem a intervenção da polícia, como o caso de acidentes sem vítimas, cujos danos dos veículos são leves e as partes continuam bem para trafegar. "Orientamos a procurar a unidade policial mais próxima do local dos fatos, para registrarem o boletim de ocorrência e acionarem as suas seguradoras", explica.

 

Atuação


Os números operacionais de 2016 do CPI-8 ainda revelam que, em média, por dia, a PM efetuou nove prisões, apreendeu 14 kg de drogas, uma arma de fogo e duas armas brancas (facas). Durante as operações e abordagens, foram realizadas 241 mil revistas em pessoas, e 226 mil condutores de veículos foram fiscalizados, o que resultou na prisão de 381 motoristas por embriaguez ao volante e 1.275 autuações pela infração correspondente ao mesmo delito.

As ações também resultaram na prisão de 2.505 criminosos em flagrante, 763 por mandado de prisão e 1.676 adolescentes sindicados. Foram apreendidas 243 armas de fogo, 617 armas brancas, 5,1 mil kg de drogas e 416 veículos furtados/roubados foram recuperados pela Polícia Militar no ano passado, na região.

"A alta produtividade deve-se ao empenho dos profissionais e ao trabalho conjunto com outros órgãos públicos, especialmente a Polícia Civil e o Ministério Público, bem como o apoio recebido da sociedade que, por meio de condutas preventivas e denúncias, tem colaborado para a segurança no oeste paulista", destaca o capitão.

 
Publicidade

Veja também