Na busca por gerar novos empregos e possibilidades de renda, foi inaugurado, na manhã de ontem, o polo regional da Padaria Artesanal, em Presidente Prudente. A iniciativa visa beneficiar toda a população de Prudente e região, que poderá aprender receitas de diversos tipos de pães, roscas e outras guloseimas. A capacitação é gratuita e ocorrerá no Fundo Social de Solidariedade do município, onde ocorreu a solenidade com a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.
Com o polo regional, os participantes terão a possibilidade de gerar renda rapidamente, haja vista que as receitas são fáceis de fazer, possuem baixo custo e têm grande aceitação do público. Além disso, também podem fazer um alimento de qualidade em suas casas, conforme exposto por Lu Alckmin, que também é a presidente do Fundo Social de Solidariedade paulista. O programa está em funcionamento há mais de 10 anos, sendo implantado em 39 unidades, e, até agora, já foram qualificadas mais de 96 mil pessoas com a arte dos pães. “É uma alegria imensa inaugurar mais um polo, porque caminhando pelas unidades, tenho ouvido histórias lindas de superação. O pão é um alimento que nutre, faz bem e une”, declara.
Inspirada na qualidade do serviço prestado em São Paulo, a presidente do Fundo Social do município, Lisiane Zangirolami Bugalho, recebe o primeiro curso da cidade com alegria e ainda planeja trazer outros polos, como de corte e costura e polo de beleza. Conta que, em cinco meses, o órgão passou por reformas para poder receber essas capacitações e também a população. Assim, espera que toda a população busque se especializar cada vez mais. “Temos inúmeros casos de sucesso em todo o Estado, em que as pessoas começam a se destacar com essas receitas da padaria, começam a ter seus negócios próprios ou até fornecer para empresas e bufês. Então, é uma grande oportunidade”, pontua.
De acordo com Lisiane, não é possível mensurar a quantidade de pessoas beneficiadas, pois as inscrições são abertas para toda a região. No entanto, as turmas são compostas por até 15 alunos. O curso é finalizado após oito aulas e são sucessivos, ou seja, acaba um e logo em seguida se inicia o outro. “Nossa fila de espera, só para o polo da padaria, já está grande. Pretendemos compactar os dias de curso para poder atender toda a população. Nosso objetivo final é qualificar os participantes para que todos tenham dignidade e autoestima, que possam buscar a sua própria renda”, expõe.