Por que o preço do ovo continua alto?

OPINIÃO - Leonardo Henrique Zanetti

Data 20/05/2021
Horário 04:30

Os produtos de origem animal (carnes, mel, ovos, queijos, dentre outros) fazem parte de nossa alimentação, devido à qualidade nutricional, pois são fontes principalmente de proteínas de alto valor biológico e contribuem para a nossa saúde. 
Nos últimos meses, temos notado um aumento nos preços desses produtos, especialmente carnes e ovos. Esse aumento se deve a vários fatores, como: aumento nas exportações, menor oferta ao mercado interno, períodos de seca, aumento do dólar e dentre eles ao preço dos insumos utilizados na alimentação dos animais. O milho, por exemplo, é utilizado em grande quantidade nas rações e vem sofrendo aumentos sucessivos que acabam sendo repassados ao produto final. 

Esse alimento, além de muito utilizado pela população, é usado também pela indústria de alimentos para diversos preparos

O ovo tem excelente qualidade nutricional, sendo considerado o segundo alimento mais completo encontrado na natureza, ficando atrás apenas do leite materno. Esse alimento, além de muito utilizado pela população, é usado também pela indústria de alimentos para diversos preparos. É fonte de diversos nutrientes como: proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. O seu preço tende a ter aumentos principalmente em épocas como a Quaresma, devido à alta procura, em função da diminuição do consumo de carne vermelha. No entanto, esse ano, mesmo já passado esse período, o preço continuou alto, reflexo direto do aumento nos custos com a alimentação das aves. 
Para diminuir o custo, os profissionais ligados à nutrição animal, como o zootecnista, têm buscado alternativas, ou seja, ingredientes que substituem o milho, como o trigo, por exemplo. Entretanto, esses produtos não são encontrados com facilidade em nossa região e não substituem o milho em sua totalidade. Outra alternativa que vem sendo utilizada por grandes empresas é a importação do milho de países vizinhos que está mais barato que o produzido no Brasil. De todo modo, enfrentaremos ainda um período maior de alta nos preços desses alimentos tão importantes à saúde humana.


 

Publicidade

Veja também