Poupatempo em 100% do território paulista

OPINIÃO - Murilo Macedo

Data 01/10/2022
Horário 04:30

Em mais um grande avanço para mudar a vida da população, o Poupatempo ampliou sua cobertura de atendimento com a ativação de mais de 200 novos totens distribuídos em municípios paulistas. Com as novas máquinas, o Estado chega a 760 equipamentos em 470 cidades. Ainda este ano, alcançaremos os 645 municípios, com 900 totens em funcionamento, oferecendo mais de 200 serviços online das prefeituras e do Estado por todos os canais digitais.
Assim como o portal e aplicativo Poupatempo Digital, os totens também permitem o agendamento de data e horário, obrigatório para o atendimento presencial nas mais de 180 unidades do programa.
Implementada por um governo municipalista, em parcerias com as prefeituras, esta modalidade, que batizamos de Poupatempo Autoatendimento, conta com funcionários treinados junto aos equipamentos, auxiliando as pessoas na realização dos serviços.
Semelhantes à interface de um tablet, os totens do Poupatempo são dotados de leitor biométrico tecnologicamente mais preciso para agilizar pedidos de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, por exemplo. Eles também possuem scanner para efetuar upload de arquivos, caso seja necessário. E nos serviços que precisam de recolhimento de valores, as taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no ato da solicitação.
E os números atestam o sucesso também deste canal: nos primeiros nove meses deste ano, já foram efetuados 676 mil atendimentos por este meio. E desde a efetivação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, já foram quase 1,2 milhão de serviços concluídos. Outra vantagem é sua capilaridade: na capital paulista, estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM; em shoppings centers, CIC e postos do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Assim como em demais localidades do Estado e também em postos do Poupatempo.
Seguimos, dessa forma, atendendo os usuários com a mesma dedicação, garantindo a realização de consultas e serviços à distância e de forma eficaz, com a qualidade e a eficiência reconhecidas que as pessoas já se acostumaram a ter presencialmente. E otimizando o tempo dos cidadãos quando houver a necessidade de deslocamento a uma instalação física para resolver a demanda.
Por isso, perseguimos uma meta desde que assumimos o desafio com esta gestão: tornar o Estado cada vez mais tecnológico e, com isso, ampliar o acesso aos serviços públicos, por meio do digital. Com afinco, estamos fazendo o dever de casa para aperfeiçoar e otimizar processos. Lembrando sempre que tecnologia boa é aquela que aproxima pessoas de forma simples e eficiente.
 
 

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