Toneladas de peixe e mel estão encalhadas em vários portos brasileiros. O destino seria os EUA, mas os importadores americanos desistiram das compras por causa do tarifaço do presifake Trump. Uma loucura a taxa de 50% imposta ao Brasil e, não se enganem, aí tem o dedo de maus brasileiros.
Com o encalhe, o que fazer com tanto mel e peixe? O Vietnã, cuja economia cresce muito, já teria sinalizado que aceita comprar uma boa parte. Mencionei peixe, mas na verdade me parece que o certo é citar pescado, porque, além de peixe, há também lagosta, camarão, Lula, quer dizer, lula e outros moluscos e crustáceos.
Uma quantidade enorme desse pescado poderá se perder, enfim, poderá se estragar e, assim, não poderá ser consumido. Os exportadores bem que poderiam abastecer o mercado interno e vender o que sobrar para os países do Brics. Já pensou pobre comendo lagosta e camarão a preços módicos? Tomara que isso ocorra e que se dane quem prejudica as exportações brasileiras.
Já quanto ao mel vale lembrar que o alimento não é perecível. Se não me engano, o mel é o único alimento que não estraga com o passar do tempo. Assim, pode ser consumido até o dia do Juízo Final, que parece não estar muito distante.
Trump, o tranqueira, quer ferrar o Brasil, mas deu um tiro no pé. Até ex-autoridades americanas repudiam o tarifaço, que é perverso. Só o Brasil foi taxado em 50%. Uma safadeza desmedida e aí também tem o dedo do Steve Bannon, guru do Trump.
Ele disse com todas as letras que se o Supremo Tribunal Federal anular os processos contra "vocês sabem quem", a tarifaço será derrubado. Vá te catar no Catar, seu energúmeno inimigo da democracia.
No arremate, lembro que os americanos adoram peixe e frutos do mar importados do Brasil. A amizade entre Brasil e EUA já dura 200 anos e não é agora que nazistas tresloucados vão querer botar fogo no cabaré. O Brasil é grande demais e não merece ser tratado desse jeito por um bando de malucos. O Brasil é o país mais amado do mundo e isso não tem preço.
DROPS
Chegou a hora do ranger de dentes e não é por medo do dentista.
Se o pernilongo incomoda, não se sabe ainda se o pernicurto também incomoda.
Se o curto-circuito já faz um grande estrago imaginem o longo-circuito.
Gozado é galope de vaca.
(Millôr Fernandes)