Praça passará por lavagem 2 vezes por semana

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 23/03/2017
Horário 06:41


A SMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) anunciou ontem que, a partir desta semana, a Praça Monsenhor Sarrion, que abriga a Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente, passará por limpeza em dois dias da semana, nas terças e sextas-feiras. O local é tema de ofício encaminhado pelo MPE (Ministério Público Estadual) à Prefeitura, por conta da sujeira provocada pelos pombos que sobrevoam a área. A intenção da administração municipal, conforme o titular da pasta, Wilson Portella Rodrigues, é buscar parcerias para desenvolver uma campanha de revitalização da praça, com melhorias previstas para os canteiros, bancos e iluminação.

Jornal O Imparcial
MPE recebeu vídeo sobre a situação do espaço, que estava tomado por fezes das aves

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Luis Felício, informa que determinou a oficialização da municipalidade, depois de receber um vídeo de um cidadão sobre a situação do espaço, que estava tomado por fezes das aves. O objetivo do documento é que a Prefeitura "dedique mais atenção à limpeza da praça". Na manhã de ontem, Felício esteve no local e, em conversa com os comerciantes, tomou conhecimento que a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) lava o local duas vezes por semana.

A informação é confirmada por Portella, o qual explica que a mudança ocorreu nesta semana, já que antes disso o espaço era lavado somente às quartas-feiras. Nesta semana, especificamente, a limpeza será na quarta e na sexta-feira, iniciando as datas programadas, às terças e sextas, na próxima semana. "Temos que fazer esse trabalho de lavagem antes das 6h, pois lá funciona um estacionamento e pode comprometer os serviços. Também vamos podar as árvores no local para facilitar a ação", comenta.

O secretário lembra que o problema é antigo e envolve pombinhas do campo, espécie que chega ao fim da tarde e vai embora pela manhã. "Não podemos tomar nenhuma atitude radical em relação às aves, então, temos que nos adaptar para essa convivência. Diversas medidas já foram tomadas, mas o problema persiste", comenta. Conta que um equipamento sonoro instalado na Praça Nove de Julho já extirpou a maioria das pombas do local, no entanto, na Praça Monsenhor Sarrion, o aparelho não é utilizado para não prejudicar os trabalhos da catedral.

 

Poluição visual


Além da limpeza das praças, o MPE também "está de olho" no serviço de pessoas que, através de cartazes espalhados pela cidade, fazem promessas abstratas, como de "amor correspondido", leitura de cartas, entre outras. Postes da Avenida Salim Farah Maluf foram tomados pelos papéis. "Além de caracterizar crime, que está sob investigação da Promotoria do Meio Ambiente, questionamos: como alguém que faz isso se propõe a querer ajudar os outros? Ainda escreve: trabalho 100% garantido", questiona o promotor. Pontua que as ações configuram em poluição visual ambiental e uso de patrimônio público indevido.

 
Publicidade

Veja também