Prefeitos e vereadores

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 20/10/2022
Horário 04:35

Está programado para esta quinta-feira (20) encontro de prefeitos e vereadores do Estado de São Paulo com o candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua caminhada pela reeleição.

GINÁSIO DA PORTUGUESA
O encontro em São Paulo está programado para às 16h no ginásio do complexo esportivo da Associação Portuguesa de Desportos, no tradicional bairro do Canindé, na região central da capital.

PRESENÇA CONFIRMADA
O Plantão recebeu informação corrente nos bastidores da política local que o prefeito Ed Thomas (PSB) iria participar do encontro, inclusive como presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema). O que foi confirmado por ele.

DIRETO NA FONTE
Diante da especulação de que Ed Thomas poderia se filiar no PL, o Plantão checou diretamente na fonte. A resposta foi que não estava sabendo disso, acrescentando: “só se me convidarem, mas ninguém me convidou ainda não”.

UMA DÉCADA E MEIA
O ex-vereador de dois mandatos, ex-deputado de quatro mandatos e prefeito de primeiro mandato, em setembro deste ano completou 15 anos de filiação no PSB e agora não descarta o PL. Nas duas eleições de vereador e a primeira de deputado era do PMDB.

TROCA DE PARTIDO
Ed Thomas se elegeu deputado em 2006 e no ano seguinte trocou de partido alegando “grave discriminação pessoal” e “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário”.  

AÇÃO DO PMDB
Em ação movida pelo diretório estadual, impetrada cerca de dois meses depois de ter deixado o partido em setembro de 2007, o PMDB pedia a perda do mandato por infidelidade partidária.

SEM PROCEDÊNCIA
Em fevereiro de 2009, em decisão unânime, a ação foi julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em 2010, o processo foi arquivado. Nas outras eleições de deputado estava no PSD, pelo qual disputou a Prefeitura de Prudente por duas vezes.

SÃO SETE VITÓRIAS
Nas eleições municipais de 2018, Ed Thomas obteve 49 mil votos, 18% a mais do que sua eleição em 2020, com 37 mil, em números redondos. Das oito eleições que disputou, só não saiu em vitorioso em 2018, quando Milton “Tupã” foi eleito prefeito.

LIVRES PARA VOAR
Como a perda de mandato por infidelidade partidária não vale para os cargos majoritários, então os prefeitos, governadores e presidente, incluindo seus respectivos vices, podem mudar de partido a qualquer momento. 

DIREITO DE TROCA 
O vice-prefeito Izaque Silva trocou o Patriota pelo PL, depois de eleito na chapa encabeçada por Ed Thomas. A troca ocorreu em março deste ano e foi pela legenda do PL, pela qual disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas não se elegeu.

POR LONGO TEMPO
Pelo PSDB, Izaque teve sete mandatos de vereador e como suplemente exerceu o cargo de deputado federal. Deixou o ninho tucano na janela partidária de 2020 e em seguida ingressou no Patriota no qual permaneceu cerca de 1 ano.

Publicidade

Veja também