Prefeitura de Emilianópolis decreta situação de emergência em relação à safra da soja

Estiagem e altas temperaturas não favoreceram a colheita do grão; expectativa era de colher 60 sacas de 60 kg, mas a média não passa de 25 sacas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/02/2024
Horário 07:07
Foto: Cedida
Emilianópolis decreta situação de emergência por causa das condições climáticas que prejudicaram a safra de soja 2023/2024
Emilianópolis decreta situação de emergência por causa das condições climáticas que prejudicaram a safra de soja 2023/2024

A Prefeitura de Emilianópolis decretou situação de emergência no campo. O decreto foi publicado no último dia 19. Segundo a assistente técnica agropecuária, Daniele Perreti Bettio Marchi, que elaborou a nota técnica sobre a situação do município, o decreto tem a finalidade de ajudar os produtores que fizeram custeios agrícolas para essa safra 2023/2024. 

“Alguns produtores fizeram custeios agrícolas, como se fosse empréstimo em instituições financeiras, e agora estão tendo dificuldade com a colheita. O decreto ajuda esse produtor a confirmar diante das instituições financeiras o problema que está passando e, com isso, conseguir prorrogações para o pagamento. Tem propriedade que está colhendo muito pouco, e não cobre nem os custos”.

Emilianópolis, de acordo com a assistente técnica agropecuária, tem uma área de aproximadamente 1 mil hectares de soja e se destaca entre os pequenos municípios da região de Presidente Prudente com a cultura. 

Condições desfavoráveis

Porém, diferente da safra anterior, a safra 23/24 não teve condições climáticas favoráveis, tendo passado por veranicos e altas temperaturas.  “Em janeiro deste ano, a precipitação acumulada foi de apenas 57 mm, dado coletado no Posto Pluviométrico do DAEE [Departamento de Água e Energia Elétrica] instalado na zona urbana de Emilianópolis, ou seja, extremamente abaixo dos dados dos últimos seis anos, os quais perfizeram uma média de 250,6 mm no mesmo mês”, ressalta. “Também ocorreram poucos dias de chuvas durante os meses finais de 2023, tendo dezembro apresentado ondas de calor acima de 40°C e apenas oito dias com ocorrência de chuva”, explicou a assistente.

Ainda de acordo com Daniele, diante das condições desfavoráveis, as áreas de soja tiveram estande de plantas reduzido com a morte das plântulas e apresentaram baixo desenvolvimento e enchimento de grãos. 

A expectativa era uma produção de 60 sacas de 60 kg por hectare, entretanto, as áreas iniciais que estão sendo colhidas não estão ultrapassando a margem de 25 sacas de 60 kg por hectare. “Diante da frustração de safra já detectada, o município de Emilianópolis decretou situação de emergência em toda a sua extensão territorial em decorrência das altas temperaturas e de estiagem prolongada”.

Publicidade

Veja também