A Prefeitura de Pirapozinho, por meio da DME (Divisão Municipal de Educação), reforça seu compromisso com a educação inclusiva ao anunciar a entrega de recursos financeiros destinados ao aprimoramento das SRM (Salas de Recursos Multifuncionais) do município, por parte do Sicredi. A cerimônia de entrega ocorreu na última semana, na Superintendência do Sicredi em Presidente Prudente.
Segundo a DME, o projeto de educação inclusiva tem como objetivo garantir o direito de todos os estudantes à educação, independentemente de etnia, credo, cor, origem ou deficiência. A iniciativa oferece AEE (Atendimento Educacional Especializado) no contraturno escolar, em salas específicas, às crianças e adolescentes com deficiência intelectual, TEA (transtorno do espectro autista), TGD (transtorno global do desenvolvimento) e também aos alunos com altas habilidades ou superdotação.
As três Salas de Recursos Multifuncionais do município, localizadas nas escolas municipais Alzira Correa Miras, Geraldo Salim Jorge e Moacyr Teixeira, funcionam como espaços pedagógicos voltados à complementação e suplementação do ensino, promovendo a inclusão e o acesso ao conhecimento de forma diferenciada e especializada.
Na ocasião, foi oficializada a doação de recursos pelo Fundo Social 2025, promovido pela Cooperativa Sicredi, que visa adquirir materiais didáticos, pedagógicos e lúdicos para enriquecer as atividades realizadas nas SRM, ampliando o suporte às necessidades dos estudantes.
De acordo com a equipe da DME, o investimento reforça a importância de uma educação que respeite as diferenças e assegure a participação, permanência e aprendizagem de todos os alunos. “É ter com quem contar para transformar realidades e promover uma educação mais inclusiva e acessível”, destaca a diretora da pasta, Vera Lucia Fioravante Cavalli.