Presépio com peças de cimento chama atenção no Jardim Planalto  

Metalúrgico aposentado, Jair Ferreira de Castro, realiza montagem do nascimento de Cristo há sete anos em sua casa e relata que tem prazer em manter tradição do final do ano

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 11/12/2022
Horário 15:00
Foto: Caio Gervasoni
Para o Natal deste ano, o aposentado adicionou duas pombinhas, em referência ao Espírito Santo, aos 17 ornamentos que compõem o presépio
Para o Natal deste ano, o aposentado adicionou duas pombinhas, em referência ao Espírito Santo, aos 17 ornamentos que compõem o presépio

Com a peça do menino Jesus no colo, o metalúrgico aposentado Jair Ferreira de Castro, 75 anos, abriu as portas de sua casa no Jardim Planalto, em Presidente Prudente, para a reportagem de O Imparcial por mais um ano. Já é o sétimo em que Jair realiza montagem do nascimento de Cristo em uma área de sua casa com vistas para a rua. Algo que chama a atenção e desperta a curiosidade de quem passa por ali nesta época do ano. “O povo passa aí à noite e fica olhando. Eles perguntam e a gente fala que vem na cabeça esta vontade de fazer [o presépio]”, revela o metalúrgico aposentado, que também pontua que a ocasião é uma oportunidade para conhecer pessoas e prosear.

A montagem do presépio, segundo Jair, acontece religiosamente, desde 2015, sempre no dia 15 de novembro. As peças são retiradas no dia 7 de janeiro, logo após o Dia de Santos Reis. De acordo com o aposentado, a ideia de ornamentar um presépio em casa surgiu quando Jair passava, de carro, pelo trevo de Quatá (SP) e visualizou um presépio de proporção média no local.

Ele conta que após isso passou a apurar onde poderia encontrar um lugar para fazer as imagens santas. Depois de muitas conversas com diversas pessoas, o aposentado encontrou um estabelecimento em Londrina que faz a fabricação de ornamentos sacros. “Fui especulando daqui, dali, e me falaram que tinha uma fábrica de imagens em Londrina. Fui lá, e o rapaz me falou que demorava um pouco para fazer porque são peças bem ornamentadas de cimento, é da mesma fábrica que fez as imagens dos santos no Campus II da Unoeste”, relata Jair, que na viagem de volta para Presidente Prudente, após comprar as peças, conta que a parte traseira de seu carro veio rebaixada devido ao peso das peças. Algumas delas, como a do Rei Mago Balthazar, chegam a pesar mais de 40 kg. 

Para o Natal deste ano, o aposentado adicionou duas pombinhas, em referência ao Espírito Santo, aos 17 ornamentos que compõem o presépio, que à noite fica iluminado por luzes de led.

O metalúrgico aposentado é caprichoso e instalou, neste ano, uma cascatinha entre pedras para tentar simular o cenário geográfico da região da Judéia, onde Maria deu à luz. “Jesus nasceu no deserto, né? A água sai no meio das pedras, não dá para ver a mangueira”, conta.

Segundo Jair, o sentimento em montar o presépio é de felicidade e gratidão ao Todo Poderoso pelas bênçãos concedidas em sua vida e de sua família. “Eu me sinto feliz de fazer alguma coisa para agradecer as graças de Deus. Acho bonito e me sinto bem”, finaliza.

 

Foto:

 

Caio Gervazoni/ O Imparcial

Montagem do presépio, segundo Jair, acontece religiosamente, desde 2015, sempre no dia 15 de novembro

 

 

 

 

Publicidade

Veja também