Presidente Prudente terá edição local do Pint Of Science Brasil

Festival tem como objetivo reunir população em espaços públicos para conhecimento de pesquisas científicas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2023
Horário 14:57
Foto: Cedida/FCT Unesp
Vice-diretor da FCT Unesp, Ricardo Pires de Paula
Vice-diretor da FCT Unesp, Ricardo Pires de Paula

Presidente Prudente foi escolhida para receber entre os dias 22 e 24 de maio uma das edições do Pint of Science Brasil, um evento de divulgação científica que acontecerá ao mesmo tempo em outras 112 cidades do país. O diferencial desta atividade, porém, é que ela não acontece tradicionalmente nos ambientes acadêmicos, mas pretende levar ciência para mais perto das pessoas e para isso prioriza atividades em cafés, bares, pubs e outros tipos de espaços públicos.

Em Presidente Prudente, o Pint of Science vai acontecer na Fábrica Gastrobar e tem a coordenação executiva da Fct Unesp Presidente Prudente, com parceria e apoio do poder público municipal via Secretaria de Cultura e das demais instituições de ensino superior e pesquisa da cidade, como a Unoeste, a Fatec e a Toledo.

Os temas que serão compartilhados entre quem estiver na edição prudentina serão: nanotecnologias, saúde e bem-estar; cidades inteligentes; e GPS, inteligência artificial e metaverso. “Todos estes temas têm relação direta com o nosso dia a dia e por isso é uma oportunidade de todos para que compreendam como a ciência tem muito mais a ver com nossas vidas do que se pensa”, explica o vice-diretor da FCT Unesp, Ricardo Pires de Paula.

De maneira específica, a programação de bate-papo com cientistas locais começa no dia 22 com a mesa “Tamanho é documento: nanotecnologias, saúde e bem-estar”. No dia 23, o tema será “A cidade não para, a cidade só cresce: cidades inteligentes e com dinamismo socioeconômico”.

No último dia (24), a mesa terá como tema “Deixa a tecnologia me levar: usos e abusos GPS, da inteligência artificial e do metaverso no nosso dia a dia”.

Além disso, ainda haverá atividades artísticas todas as noites, com bandas locais.

 

PROPOSTA

A proposta original é de 2013 e começou com os neurologistas do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, que organizaram um evento chamado “Meet The Researchers”. Eles reuniram pessoas diagnosticadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para que conhecessem melhor as pesquisas sobre esses males, mas para que fosse eliminada a frieza dos consultórios ou dos laboratórios, fizeram isso em um tradicional pub londrino.

Do Reino Unido, a ideia decolou rapidamente nos anos seguintes para o mundo todo e hoje atinge mais de 400 cidades.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da unidade da USP de São Carlos. Desde então, já aconteceu em 179 cidades. Por conta da pandemia da Covid-19 o evento foi realizado de forma online nos anos de 2020 e 2021. 

 

MÉTODO

Cada local tem sua comissão organizadora, que responde aos diretores estaduais e nacionais. Os coordenadores locais identificam pesquisadores e estabelecimentos interessados em participar e, em parceria com as coordenações regionais, montam os três dias de programação em suas localidades.

Já a coordenação nacional, que é comandada pelo pesquisador Luiz Gustavo de Almeida, responde pelo contato com os idealizadores do evento na Europa e pela relação com patrocinadores nacionais.

O evento é aberto a toda a comunidade e para participar não é necessário realizar nenhuma inscrição, basta escolher entre os assuntos da programação quais são os mais interessantes e ir até o estabelecimento que sediará os temas. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento, não há cobrança de ingresso e nem entrega de certificados ao término das conversas.

 

OPORTUNIDADE

Segundo o aluno do curso de licenciatura em Física pela FCT e membro da Comissão Organizadora do evento, Matheus Brito, o Pint of Science é uma das maiores iniciativas mundiais de divulgação científica, já que leva a ciência de maneira descontraída e diferente à população, sem as formalidades acadêmicas, podendo assim, fazer com que a comunidade externa entenda a relevância e importância da ciência em suas vidas, além de dialogar com cientistas. “O evento acontece em restaurantes, bares e cafés com intuito de que as discussões científicas possam transpor os muros da academia. O Brasil ainda carece de atividades de divulgação científica, principalmente a região do Oeste Paulista, devido a sua localização. Portanto, o festival é superimportante para fortalecer essa cultura de divulgação em nosso país e região”.

Para a professora Tayná Gouveia e membro da Comissão Organizadora local do festival, a equipe da organização visa criar uma ponte entre a sociedade, os pesquisadores, os resultados das pesquisas, a ciência e a população. “Estamos muito animados para esse evento, já que Presidente Prudente possui um polo educacional enorme e de boa qualidade. A proposta é fazer um momento descontraído com temáticas de ciência, mas que tenham fácil interpretação por todos, visto que o intuito é mostrar que a ciência está justamente no nosso dia a dia”.

 

Serviço

O Pint of Science Brasil tem organização da FCT Unesp de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Unoeste, Fatec e Toledo e acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Fábrica Gastrobar, sempre a partir das 19h. Não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento.

 

Foto: Cedida/AI FCT-Unesp

 

 

Publicidade

Veja também