Prevenir a proliferação do Aedes é função de todos

EDITORIAL -

Data 22/10/2022
Horário 04:00

O verão ainda nem chegou, mas o calor que vem fazendo nos últimos dias e as chuvas típicas do período já preocupam. Além disso, o lixo, que muitas vezes é lançado nas ruas por pessoas que estão em ônibus ou carros, e até mesmo pedestres, torna-se ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya.
Com o objetivo de mobilizar os cidadãos a fazerem sua parte e eliminar os possíveis criadouros, o Ministério da Saúde lançou na quinta-feira, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. A ação será vinculada na televisão, no rádio e na internet e trará tanto informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito quanto orientações sobre prevenção. 
Os números preocupam. No Brasil, a quantidade de casos aumentou quase 185% este ano, na comparação entre janeiro e outubro de 2022 e o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano. Levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda 909 óbitos confirmados pela doença. 
Presidente Prudente, conforme o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, no dia 3, soma 7.117 casos positivos e cinco mortes, além de 277 casos em investigação e 6.548 descartados. Não dá pra ficar tranquilo. Não dá para ficar como está, sem fazer nada.
Ações simples podem ajudar no combate ao Aedes, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.
Não é porque estamos na primavera, que estamos livres do perigo. Agora é hora de redobrar os cuidados. Prevenir a proliferação do mosquito é função de todos. Os agentes cumprem seus papéis de fiscalização diariamente, mas a população precisa cuidar do que é seu. E mais ainda: facilitar a entrada da equipe e contribuir com a vistoria. Prender cachorros, mostrar o que possui na casa e o que pode servir de criadouro, fornecer informações quando necessário. 
Independente da área que você mora, cuide do que é seu. Neste mês, a Sesau (Secretara Municipal de Saúde) vem realizando em 3140 imóveis da cidade, o Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti). O resultado será utilizado para direcionar ações de combate às doenças provocadas pelo mosquito.
Contribua você também com esta luta. Oriente os vizinhos e familiares, facilite o trabalho dos funcionários da VEM, se atente a qualquer sintoma, repasse o que sabe, faça a sua parte!
 

Publicidade

Veja também