Publicidade

Professor cria “ágora” de História

O ex-vereador e professor aposentado José Caetano Silva ministrará aulas de história do Brasil ao ar livre, em praças públicas da cidade, com objetivo de desenvolver a cidadania dos alunos

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 30/11/2019
Horário 06:25
Paulo Miguel: José Caetano Silva já foi vereador em Presidente Prudente Foto: Paulo Miguel: José Caetano Silva já foi vereador em Presidente Prudente

Com o objetivo de ensinar sobre a história do Brasil e criar o entendimento de cidadania, o professor aposentado e ex-vereador José Caetano Silva, 71 anos, ministra, desde o dia 28 de novembro, aulas ao ar livre nas praças de Presidente Prudente. “É um desperdício eu ter esse conhecimento e não o passar para as pessoas que querem ter contato com a história do Brasil. Então, eu resolvi fazer isso voluntariamente, para democratizar”, destaca o professor.

Segundo José, ainda não é certo onde serão os encontros. O que se sabe, é que será, sempre, em locais públicos e abertos e todos os interessados em aprender podem participar. “Não será como uma sala de aula comum, mas sim como eram as ágoras de Atenas, onde se apresentavam e debatiam os temas”, pontua.

IMPORTÂNCIA

E OBJETIVOS

“Essas aulas irão envolver discussões sobre cidadania, sobre o que é ser cidadão. Eu quero criar condições das pessoas se localizarem no tempo e espaço”, explica José. O docente comenta que nas escolas, o ensino se foca em temas básicos e cobrados em vestibulares, o que leva as pessoas a acreditarem que a história sempre é clichê. Temas como a origem dos povos nativos americano, mistura das etnias e chegada dos europeus na América, serão os destaques dos primeiros encontros, que ocorrem de 15 em 15 dias. “Minha ideia era estar presentes em vários lugares periféricos da cidade, para levar esse conhecimento para todos”, explica.

O professor diz que todos as faixas etárias e níveis de escolaridade podem participar, uma vez que os encontros buscam uma linguagem informal e descontraída, como o professore é acostumado a trabalhar desde sua época antes da aposentadoria. “Vou utilizar uma linguagem popular, sem muitas técnicas, para motivar a todos que querem aprender”.

 

Serviço

Até o momento o encontro está marcado para o dia 28 de novembro as 17h, na Praça da Juventude da Cohab. Os encontros serão gratuitos e aberto a todos.

 

“VOU UTILIZAR UMA LINGUAGEM POPULAR, SEM MUITAS TÉCNICAS, PARA MOTIVAR A TODOS QUE QUEREM APRENDER”
José Caetano Silva

 

Saiba Mais

O QUE É ÁGORA

Ágora é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.

 

 

Veja também