Programa assegura meios de higiene menstrual à comunidade da Unesp em Prudente

Absorventes e coletores são distribuídos mensalmente para pessoas beneficiadas pela Permanência Estudantil, a fim de reduzir vulnerabilidade e promover saúde física e emocional

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/11/2023
Horário 15:33
Foto: Cedida
Iniciativa viabiliza acesso a absorventes higiênicos e coletores menstruais
Iniciativa viabiliza acesso a absorventes higiênicos e coletores menstruais

Assegurar a dignidade e o bem-estar das pessoas que menstruam. Este é o objetivo do Programa Dignidade Menstrual, proposto pela Coordenadoria de Saúde e a Propeg (Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão), da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e que está em vigor na FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) de Presidente Prudente, assim como em outras unidades da universidade. Por meio da distribuição de absorventes e coletores, bem como a realização de eventos e atividades de conscientização, a iniciativa propõe refletir sobre a importância do autocuidado e da saúde menstrual. 

Na FCT, o projeto é orientado pela professora Ana Lúcia Almeida e integrado pela bolsista Miriam Floriano Soares, estudante do 2º ano de Geografia. Além delas, há também o apoio da assistente social Regina Kemp, avaliando a condição socioeconômica dos alunos que menstruam, e do enfermeiro Fernando Regis, dando orientações de saúde, ambos membros da STS (Seção Técnica de Saúde).  

Fernando entende que o projeto busca reduzir os variados aspectos de vulnerabilidade e promover integralmente a saúde do corpo que menstrua, sendo assim um projeto relevante para a universidade. “A STS está de portas abertas para orientar e realizar os possíveis encaminhamentos sobre qualquer assunto relacionado à saúde de toda a comunidade Unesp”, completa. 

Segundo Ana Lúcia, os absorventes são distribuídos mensalmente para os interessados que forem beneficiados pela Permanência Estudantil. O cadastro é feito na primeira retirada. “Temos absorventes externos com e sem abas e absorventes internos, cada um pode escolher o que prefere. Os coletores vêm em uma quantidade menor, já distribuímos todos agora em novembro e solicitamos mais”, explica. 

Miriam conta que um dos intuitos do programa é que um dia possa atingir toda a comunidade da Unesp e não só os estudantes da Permanência. “O legal de entregar o absorvente é que você começa a conversar e a conhecer a realidade delas, as dificuldades e inseguranças em relação à menstruação”, conta. 

A bolsista também demonstra entusiasmo em promover atividades e outros eventos e ações, que possam levar informação sobre a temática. “Muitos não têm o costume de frequentar o ginecologista e buscar informações sobre o que está se passando com seu corpo, então nós queremos ajudar”, afirma. 

A distribuição normalmente é feita nas moradias da Permanência e na praça da Geografia da FCT e vem acontecendo desde agosto de 2023. O lançamento do programa foi feito no dia 29 de agosto, em um evento ligado à campanha do “Agosto Lilás”, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher, com palestras e bate-papo.

Publicidade

Veja também