Programa que valoriza empresas que promovem igualdade racial é lançado oficialmente no dia 18

Selo Amigo, resultado de parceria entre poder público, setor privado e sociedade civil, será promovido em cerimônia na sede da OAB de Prudente

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/11/2025
Horário 07:10
Foto: Cedida
Selo Amigo terá validade de dois anos, podendo ser renovado mediante novas ações comprovadas
Selo Amigo terá validade de dois anos, podendo ser renovado mediante novas ações comprovadas

Integrando as ações do Mês da Consciência Negra, o Programa Selo Amigo pela Promoção da Igualdade Racial será lançado oficialmente na próxima terça-feira, dia 18, em cerimônia na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente. O evento reunirá autoridades, empresários e representantes de movimentos sociais. 

De iniciativa da CIR (Comissão de Igualdade Racial) da OAB Prudente, instituída pelo Decreto Municipal 36.361/25, que regulamenta a Lei Municipal 11.474/2024, e realizada em parceria com a Prefeitura, a Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente) e o Comir (Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente), o programa tem como principal objetivo reconhecer e incentivar empresas, instituições e entidades que adotam práticas voltadas à valorização da diversidade étnico-racial, à equidade de oportunidades e ao combate ao racismo.

“É uma forma de estimular políticas afirmativas e destacar quem realmente faz a diferença na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontua a presidente da CIR, a advogada Maria Isabel Lima. Ela ainda explica que o programa vai conscientizar empregadores a promover a igualdade racial e a diversidade, através da contratação e incentivos aos profissionais negros, valorizando o diálogo e a capacitação, buscando mostrar que investir na diversidade não é apenas uma questão de justiça social, mas também de desenvolvimento humano e institucional. 

“Haverá ações educativas, palestras e parcerias com órgãos públicos e privados para orientar empregadores sobre práticas antidiscriminatórias e políticas de inclusão racial no ambiente de trabalho”, ainda destaca a advogada.

Como participar

Maria Isabel informa que as empresas e instituições interessadas deverão preencher os requisitos descritos na Lei Municipal 11.474/2024 e poderão se inscrever no site oficial da Prefeitura, onde poderão encaminhar a documentação exigida e apresentar suas ações e boas práticas voltadas à promoção da igualdade racial. “As empresas passarão por uma análise feita por uma comissão avaliadora, que verificará critérios como inclusão, capacitação, representatividade e compromisso social. Após a aprovação, elas receberão o Selo Amigo, que terá validade de dois anos, podendo ser renovado mediante novas ações comprovadas”, esclarece.

A advogada conta que a ideia do projeto nasceu durante a gestão do ex-presidente da OAB Prudente, Wesley Cotini, e da então presidente da CIR, Silvia Bonifácio, a qual, inspirada em experiências bem-sucedidas de outras cidades, promoveu uma articulação entre a comissão prudentina, Poder Municipal, Comir e a Acipp.

“A OAB de Presidente Prudente, agora sob a gestão de Viviane Segatto, e a CIR, vêm atuando de forma constante na promoção de políticas de equidade, e o selo surge como fortalecimento da união entre poder público, setor privado e sociedade civil”, frisa Maria Isabel.
“A importância do selo é enorme. Ele simboliza o compromisso coletivo contra o racismo e pela igualdade racial. Além de reconhecer empresas comprometidas, ele inspira outras a seguirem o mesmo caminho. É uma ferramenta de transformação cultural e social, que valoriza a diversidade como um ativo ético e humano”, ressalta a advogada.

Cedida

Maria Isabel: “Ferramenta de transformação cultural valoriza diversidade como ativo ético e humano”

Publicidade

Veja também