Projeto fomenta erradicação do trabalho infantil

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 20/11/2016
Horário 10:13
O prefeito eleito em Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), anunciou que, assim que assumir a Prefeitura, em 2017, vai enviar ao Poder Legislativo um projeto de lei que condiciona a concessão de alvarás de abertura e funcionamento de empresas ao compromisso de não exploração de mão de obra infantil. Afirma que a intenção é contribuir com os trabalhos de erradicação do trabalho de crianças e também com a campanha "Prudente CEM anos, SEM trabalho infantil", lançada na semana passada, no FPETI-PPR (Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região).

Jornal O Imparcial Juiz trata ações conjuntas para chamar a atenção ao problema

"Seguindo uma iniciativa do juiz José Roberto Dantas Oliva , nos comprometemos a atuar pelo fim da exploração do trabalho infantil. É importante trabalhar em conjunto com as instituições, ainda mais quando essa ação vai coincidir com o ano do centenário da cidade", comenta Bugalho. Já o magistrado explica que a campanha que será desenvolvida no próximo ano ainda terá os detalhes definidos, no entanto, a participação da Igreja Católica está confirmada, sendo que a intenção é buscar o apoio de todas as religiões.

O juiz diz que a campanha tem o objetivo justamente de levar informações à comunidade sobre a prática, que é vista como um problema social em todo o mundo. "Prudente tem uma rede de proteção bem estruturada, portanto, pode servir de exemplo para outras cidades e outros países. Com empenho e conscientização da população sobre os malefícios do trabalho infantil, podemos erradicar definitivamente esta chaga da cidade", revela Dantas Oliva, que ainda é titular da 1ª Vara do Trabalho de Prudente e diretor do Fórum Trabalhista do município.

Sobre a escolha do tema para o ano do centenário de Prudente, o qual foi proposto pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, o juiz menciona que o pensamento é justamente aproveitar as festividades para dar destaque a um problema que ainda persiste. "A comemoração dos 100 anos da cidade é um marco significativo. Vamos aproveitar a oportunidade para dar visibilidade para as ações de erradicação do trabalho infantil, que é um dos objetivos da ONU ", pontua.

 

Ações com fieis


Segundo a Assessoria de Imprensa do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, que abrange Prudente, em reunião com o bispo, Dantas Oliva e o diretor da Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Processos do Fórum Trabalhista de Prudente, Adailton Alves da Silva, decidiram que, uma ação conjunta do FPETI-PPR e da Diocese será realizada em 2017, nos moldes de um evento promovido na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, onde uma semana inteira, em outubro passado, foi dedicada ao tema, como parte das comemorações do aniversário da Padroeira do Brasil, que coincide com o Dia da Criança (12 de outubro).

Em Prudente, a proposta é mobilizar as paróquias já nos primeiros meses do próximo ano, com distribuição de material impresso, incluindo a Carta de Aparecida pela abolição do trabalho infantil, a cartilha 50 perguntas e respostas, publicada pela Ceti (Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem) da Justiça do Trabalho, e a revista em quadrinhos dos "Devotos Mirins", projeto de evangelização infantil do Santuário Nacional de Aparecida. "Por sugestão de dom Benedito, a iniciativa contará com a participação dos padres e catequistas da Diocese. O objetivo será sensibilizar os fiéis para a luta contra o trabalho infantil", expõe o tribunal.

 
Publicidade

Veja também