Prudente cataloga 16 casos de leishmaniose neste ano

Levantamento do Centro de Controle de Zoonoses expõe que os bairros com maiores números de LVC são Jardim Cobral, a Vila Verinha e o Residencial Maré Mansa

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 22/02/2019
Horário 07:08
Arquivo - CCZ alerta para a importância dos testes que confirmam a doença nos animais
Arquivo - CCZ alerta para a importância dos testes que confirmam a doença nos animais

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), divulgou ontem o primeiro balanço de casos de LVC (leishmaniose visceral canina) para o ano de 2019, quando foram registrados 16 casos, sendo que 15 deles são autóctones – contraídos no próprio município. Ainda segundo a administração municipal, os bairros com maiores números de confirmações foram o Jardim Cobral, a Vila Verinha e o Residencial Maré Mansa, que tiveram dois casos confirmados cada um.

Ainda de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, todos os casos da doença já foram lançados no portal eletrônico que acompanha a situação local, disponível na internet, e ressalta que, além dos bairros já mencionados e que apresentaram dois casos cada, há ainda os que tiveram uma confirmação cada, são eles: Residencial Funada, João Domingos Netto, Bongiovani, São Judas, centro, Vila Marcondes, Jardim Prudentino,  Itapura I, Residencial Monte Carlo e Jardim Aviação.

Vale lembrar que, conforme noticiado por este periódico no mês de janeiro, o ano de 2018 somou 264 ocorrências de leishmaniose, sendo que, destas, 263 casos foram em animais e o outro em humano, registrado em novembro. “A patologia tem se expandido no noroeste do Estado de São Paulo, e realmente causa uma preocupação”, explicou o médico veterinário e diretor do CCZ, João Henrique de Carvalho Leite. Ele contou ainda, à época, que ao longo do último ano, foram realizados 17,5 mil testes em cães, no entanto, o número não representa toda a população animal existente.

O que o veterinário na ocasião deixou claro foi a impossibilidade de o CCZ conseguir visitar todos os locais de Prudente ao longo do ano, por isso, faz-se necessário ainda mais o acompanhamento do dono do animal, em se preocupar com os sinais clínicos do cão e procurar o centro para realizar o exame, nos casos em que não há plantões rotineiros. “Ou se a pessoa achar necessário, procurar seu médico veterinário pessoal. Mas o importante é não deixar de fazer os testes”, complementou.

Entre os sinais informados pelo veterinário estão: emagrecimento, fraqueza, queda de pelo, crescimento anormal das unhas, feridas no focinho, nas orelhas e nas patas, além de lesões de pele diversas, especialmente em pontas de orelhas e ao redor dos olhos. “Já no homem, os principais sintomas são febre prolongada, emagrecimento, desconforto abdominal, aumento do baço e do fígado, além de fraqueza”, elencou na época.

Publicidade

Veja também