Prudente comemora 99 anos com 10 mil pessoas

O tempo amanheceu nublado, mas o santo padroeiro da cidade é forte, e o clima favoreceu a tradicional parada festiva

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 15/09/2016
Horário 08:02

 


O tempo amanheceu nublado, chegou a cair uma leve chuva. Mas, o santo padroeiro da cidade, São Sebastião, é forte, e o tempo fresco favoreceu a parada festiva em comemoração aos 99 anos de Presidente Prudente, na manhã de ontem. De acordo com a Polícia Militar e a organização, o evento reuniu 10 mil pessoas, somando público e participantes das 65 instituições que desfilaram na Avenida Washington Luiz. Representantes de diversos setores da Prefeitura estiveram presentes na solenidade, que foi muito aplaudida.

Entre os grupos, igrejas, escolas, empresas, entidades, agremiações, instituições cívicas e militares, fizeram bonito mostrando a importância de seus trabalhos, do voluntariado e das ações sociais, artísticas e culturais na cidade.

Jornal O Imparcial 65 grupos desfilaram no evento, encantando o público

Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, responsável pela organização do evento, que é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), comemorou o êxito da parada. "Graças a Deus deu tudo certo! Apesar da mudança de tempo, as pessoas vieram prestigiar o bonito desempenho de todos esses parceiros. Sim, porque é isso que cada um dos participantes são: parceiros, amigos que amam nossa cidade!", exclama Valentina.

O prefeito em exercício, Marcos Vinha (PT), salientou que muito se tem a comemorar nestes 99 anos. "Muitas têm sido nossas conquistas, os vários índices alcançados como ser a 25ª melhor cidade em IDH , a 8ª melhor para se viver no país depois de se aposentar, evolução na saúde, entre outros. Enfim, temos uma infraestrutura de nos orgulhar", considera.

 

Na avenida


Chega a ser difícil elencar as atrações que encantaram o público. Mas, abrindo o desfile, os aplausos foram sequenciais: para os atiradores dos dois pelotões, com o efetivo de 100 atiradores do TG (Tiro de Guerra) do município; Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior – 8); 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com os diversos programas da corporação; 3ª Companhia de Policiamento Ambiental; 14º GB (Grupamento de Bombeiros); grupos de escoteiros Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela; Ordem Demolay; várias bandas marciais, como a Triumphal, entre outras.

Dentre aquelas que foi possível ouvir comentários de exclamação de quem estava assistindo, há de salientar o momento em que passou o carro do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado de São Paulo).

 

Prazer

Desde 1993 à frente de diversas bandas, o regente Claudinei Pereira da Silva, conhecido como professor Nei, presenteou a cidade com dois grupos: Banda Marcial Juquinha Rodrigues, de Presidente Venceslau, e Colégio São Paulo. "Foi muito bom ver o entusiasmo dos alunos quando falamos que tocaríamos no aniversário da maior cidade da região. E ser aplaudido pelas pessoas em toda a extensão da avenida é mais do que gratificante. Nossos parabéns a todos os prudentinos e o nosso muito obrigado em poder fazer parte desse momento", agradece o regente.

Tímida, Karen Letícia foi uma das bailarinas que desfilou graciosamente à frente do grupo da Associação da LBV (Legião da Boa Vontade). "Eu estava com um pouquinho de vergonha, mas adorei . Quero desfilar mais vezes", comentou a garotinha.

Já na dispersão, Júlia Tsuda, 14 anos, e Leonardo Jordão, 16 anos, ainda estavam no ritmo ao final da apresentação do grupo de taiko Dantai Fênix. "É a primeira vez que participamos. E foi muito bom! Diferente e animado. A cidade sempre dá todo apoio ao grupo, estar aqui fazendo o que sabemos é uma forma de agradecimento, de retribuição", destaca Júlia.

 

Princípios

Dois dos mestres conselheiros da Ordem Demoley, sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino, também marcaram presença. "É sempre bom demonstrar amor pela cidade em que vivemos e por nosso país. A Ordem Demoley vem salientar a sétima vela que significa ‘patriotismo’", frisa Júnior Chimenez. E Pedro Artoni Carvalho Lucas, 19 anos, acrescenta: "Há três anos no grupo, dentro dos nossos preceitos, trazendo para o desfile, eu diria que devemos sempre servir à nossa cidade, acima de tudo".

 
Publicidade

Veja também