Prudente economiza 793,6 mi de litros de água

O superintendente ressalta que, embora os dados apresentados sejam apenas de Prudente, nas demais cidades administradas pela estatal, a redução também existe, assim como as campanhas que são realizadas.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 17/05/2015
Horário 08:03
 

De janeiro a abril deste ano, Presidente Prudente economizou 793.687.000 litros de água. O número representa uma redução de 10,67% em relação ao mesmo período de 2014. Ao todo, foram consumidos, no primeiro quadrimestre deste ano, 6.642.633.000 litros de água, sendo que este número, nos mesmos meses do ano anterior, ficou em 7.436.320.000. A quantidade, conforme a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), instituição responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em 62 municípios da região, dá para abastecer, durante cinco meses, uma cidade de aproximadamente 25 mil habitantes.

Além destes dados, a empresa registrou que mais pessoas passaram a figurar nas duas primeiras faixas de consumo do líquido – mínima e uma acima da mínima, entre 0 a 20 m³ (metros cúbicos), ambas consideradas baixas. Em 2014, eram 78,4% dos imóveis de Prudente e, hoje, se enquadram neste aspecto 83,6%.

Segundo o superintendente regional da companhia, Antero Moreira França, a economia mostra que as pessoas estão mais atentas sobre a importância em usar o bem com consciência e têm colocado em prática, atitudes para otimizar e economizar a água. Ele explica que o principal fator para a redução tem a ver com a política de conscientização que a Sabesp, há anos, desenvolve com os consumidores, com vistas a viabilizar ações que evitem o desperdício, orientando e mostrando que iniciativas simples, dentro da rotina diária das residências, fazem diferença e são responsáveis na questão da economia e, consequentemente, na queda do consumo.

O superintendente ressalta que, embora os dados apresentados sejam apenas de Prudente, nas demais cidades administradas pela estatal, a redução também existe, assim como as campanhas que são realizadas. Ele esclarece que a região não enfrenta o perigo da crise hídrica, como ocorre em outras regionais, porém, "é preciso saber utilizar o bem natural, para que, em um futuro, tal problema não venha acometer a região".

Sobre os canais responsáveis por abastecer Prudente, França explica que a cidade conta com três mananciais: o Rio Santo Anastácio, responsável pelo fornecimento de 30% da água consumida na cidade; o Rio do Peixe, que emprega 70% do líquido utilizado; e, por fim, uma reserva técnica – que, no momento, não é utilizada – através das águas do Balneário da Amizade. "Estamos bem abastecidos, mas é preciso ter em mente que o uso consciente deve ser posto em prática e fazer parte da rotina dos moradores", salienta.

 

População

Os prudentinos realmente adotaram ações para economizar o consumo de água, uns pensando, justamente, na questão do consumo consciente, evitando o desperdício, e outros, ainda, pensando no impacto que as contas, ultimamente, estão causando ao bolso do consumidor, e, assim, querem diminuir os valores cobrados.

O vendedor Leandro Tavares, 30, diz que diante da situação em que muitos lugares do país passam, devido à falta de água, é necessário que as pessoas adotem medidas para evitar o desperdício e reduzir o consumo. Ele informa que na sua residência, algumas atitudes foram colocadas em prática para economizar. "Reduzimos o tempo do banho, a barba que antes era feita no chuveiro, agora faço na pia, lavamos toda a louça de uma vez e não por etapas. São coisas simples, mas que ajudam muito", recomenda.

Já as prudentinas Tereza Dias Vieira, 64, e Elza Lima de Oliveira, 67, esclarecem que também "estão economizando" no uso da água, mas, para que a conta comece a diminuir. "Mudamos alguns costumes pensando na queda do valor", comentam.

 

Dicas de economia

-Tomar banhos rápidos e fechar a torneira ao ensaboar;

- Lavar a louça de uma vez e fechar a torneira ao ensaboar;

- Não lavar a calçada e o quintal; usar a vassoura;

- Evitar lavar o carro; se for lavar use um balde;

- Acumular roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutilizar a água da máquina para lavagem de quintais e calçadas;

- Deixar a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba;

- Ficar atento aos vazamentos internos e consertá-los assim que forem detectados.

Fonte: Sabesp
Publicidade

Veja também