Prudente inicia vacinação contra influenza em grupos prioritários nesta 2ª; CPF deve ser apresentado

No caso de crianças que não tiverem documento, responsáveis podem levar certidão de nascimento; município dispõe de 9 mil doses neste primeiro momento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/03/2024
Horário 17:42
Foto: Mariana Padovan/Secom
Imunizante protege contra principais vírus da influenza em circulação no Brasil
Imunizante protege contra principais vírus da influenza em circulação no Brasil

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), inicia nesta segunda-feira a campanha de imunização contra o vírus da influenza em todas as 28 salas de vacinação do município, das 7h30 às 16h30. A cidade recebeu, inicialmente, 9 mil doses, que são destinadas aos grupos prioritários (veja abaixo quais são). A expectativa é imunizar, pelo menos, 90% do público-alvo. 

De acordo com a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Marília Wittica, uma videoconferência foi realizada na manhã desta sexta-feira pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado) para orientar os municípios quanto às novas regras da campanha de 2024.

A partir de agora, o registro da vacinação contra influenza será lançado no sistema nominalmente, nos mesmos moldes da vacinação contra a Covid-19, portanto, o munícipe precisa comparecer à unidade de saúde munido do CPF (Cadastro da Pessoa Física). No caso das crianças que ainda não possuem o documento, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento. 

O imunizante será o trivalente, ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a primeira etapa da campanha é destinada aos grupos prioritários, que são:

- Crianças de 6 meses a menores 6 anos;
- Pessoas de 60 anos e mais;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Indígenas vivendo fora das terras indígenas;
- Indígenas vivendo em terra indígena;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Adolescentes em medidas socioeducativas (< 18 anos);
- População privada de liberdade (< 18 anos);
- Funcionário do sistema de privação de liberdade;
- Comorbidades;
- Professores;
- Forças Armadas;
- Pessoas em situação de rua;
- Forças de segurança e salvamento;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários.

Na semana de 1º a 5 de abril, a equipe da VEM estará no CRI (Centro de Referência do Idoso) "Feliz Idade" durante o período da manhã, a fim de imunizar os idosos que frequentam o local. O local fica na Rua Ribeiro de Barros, 1.347. 

Publicidade

Veja também