Prudente pode ganhar voos de nova companhia aérea

ITA Linhas Aéreas afirmou que solicitou junto à Anac a reserva de slots para voos partindo e chegando de Congonhas, sendo que Presidente Prudente constaria como um dos destinos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/10/2020
Horário 06:08
Reprodução/Internet - ITA, nova companhia aérea do Brasil, poderá ter voos em Prudente
Reprodução/Internet - ITA, nova companhia aérea do Brasil, poderá ter voos em Prudente

A cidade de Presidente Prudente poderá ganhar voos de uma nova companhia com a chegada da ITA Linhas Aéreas, o novo empreendimento da aviação no Brasil. As informações prévias divulgadas pela companhia afirmam que a empresa, do Grupo Itapemirim, já solicitou junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a reserva de slots para voos partindo e chegando de Congonhas, em São Paulo, sendo que, segundo circula em portais especializados em aviação, Presidente Prudente constaria como um dos destinos previstos pela companhia. 
Segundo a empresa, Congonhas é o aeroporto mais central da capital paulista e altamente cobiçado pelas companhias aéreas, o que faz com que as autoridades coordenem e limitem o uso do aeroporto visando não sobrecarregar os controladores de voo. “Então, o movimento da Itapemirim soa sensato, uma vez que a empresa também quer sua parte do filé mignon”. Vale lembrar que os slots em si são apenas espaços de tempo (horários) em que as companhias aéreas têm direito de usufruir em um aeroporto, podendo usar da maneira que desejarem, e não com rotas fixas. Logo, a ITA poderá alterar futuramente os voos e seus destinos, que inicialmente teriam o oeste paulista como escolha.
Isso porque, o site Aeroin, especializado em aviação, teve acesso a informações ainda não confirmadas pela companhia aérea para este diário, e que apontam para as reservas de slots que ligariam Presidente Prudente à capital paulista com voos as segunda, quartas, quintas, sextas e sábados, decolando às 6h15 de Prudente, e com voos aos sábados, às 9h, decolando de Congonhas para a maior cidade da região. 
“O pedido de slots da ITA é válido para voos entre 1º e 27 de março de 2021, quando termina a temporada. Já para o verão 2021, que é a temporada seguinte, ainda não foi aberta para pedido de horários de voos, mas o fato da empresa ter slots aprovados ajuda com que ela os mantenha - desde que cumpra com os requisitos de uso dos horários de pouso e decolagem”, afirma o site Aeroin.

Pedido confirmado

Em nota, a Anac confirmou que a ITA solicitou reserva de slots para operar no aeroporto de Congonhas, mas ressaltou que para que a empresa possa operar os voos solicitados, ela precisa ter concluído o processo de certificação operacional junto à agência. “Como se trata de uma reserva, os destinos e horários previstos devem ser confirmados com a empresa, visto que a operação dos slots não está confirmada”. 
A reportagem entrou em contato com a empresa aérea, mas não conseguiu uma confirmação oficial dos destinos reservados, que podem ser alterados futuramente. 

Publicidade

Veja também