Prudente sedia encontro de gestantes

Iniciativa nesta quinta abordará cuidados com a amamentação e terá roda de conversas com os pais; para participar, é preciso inscrição e doação de fraldas

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 08/08/2019
Horário 07:31
Jose Reis - Mariane fará vivência sobre alterações do corpo da mulher
Jose Reis - Mariane fará vivência sobre alterações do corpo da mulher

Já nos primeiros dias de gestação, o corpo feminino passa por uma série de mudanças, principalmente hormonais, e que ao longo dos meses alteram a rotina de qualquer mulher. Pensando em abordar esse momento de transição, composto por três estágios - pré-parto, parto e pós-parto -, é que nesta quinta-feira, ocorre em Presidente Prudente, o 4º Encontro de Gestantes da Pact. O evento tem início às 19h30 e, para participar, é preciso fazer a inscrição prévia mediante doação de um pacote de fraldas. Neste ano, as atividades serão direcionadas para a troca de experiências entre mães e pais.

De acordo com a fisioterapeuta em obstetrícia, Mariane Christovam, logo no início da gestação o corpo se prepara para o recebimento do bebê, o que faz com que uma carga grande de hormônios seja envolvida como consequência. Além disso, sobre o pré-parto, ela lembra que ainda podem ser mencionadas como alterações aquelas classificadas como psicológicas, físicas e de humor.

“O corpo da mulher precisa se adaptar a tudo o que está ocorrendo. Nessa busca pelo equilíbrio, muitos incômodos e dores podem surgir, como na lombar e nas costas, então é preciso falar sobre o tema para que as mulheres saibam como lidar”, comenta. Já sobre o momento mais esperado, ela lembra que a ideia é falar sobre o parto normal, pois como a fisiologia é trabalhada na ação, a ideia é mostrar que existem técnicas para que o bebê saia de maneira mais segura e confortável. Para o pós, as orientações se baseiam na segurança de todo o processo e saúde da mãe, pai e criança.

Iniciativa

De acordo com Mariane, este será o quarto ano em que a ação é desenvolvida, de forma que o mês de agosto é escolhido por causa do dia 15, quando é comemorado o Dia da Gestante. Para este ano, no entanto, como uma novidade, a ação resolveu aliar com a presença dos pais, já que também em agosto existe uma data comemorativa em alusão a eles.

“Com isso, será um evento que vai contar com uma palestra sobre amamentação, como se preparar para este momento, simultaneamente os pais ficarão em uma roda de conversa para falar sobre a paternidade ativa, e depois unimos todos e vamos falar sobre as modificações no corpo da mulher”. Por isso, os pais serão orientados, por exemplo, a como massagear as regiões certas da mulher, como uma forma de ajuda neste processo.

A fisioterapeuta finaliza ao dizer que é possível vivenciar essa experiência com tranquilidade, desde que se leve pelo lado de que a gestação é algo “maravilhoso” e que as dores, incômodos e dificuldades são menores do que a “beleza desse momento”.

Serviço

O 4º Encontro de Gestantes da Pact ocorre hoje, às 19h30, e as inscrições devem ser feitas de forma antecipada e com a doação de um pacote de fraldas. A clínica fica na Rua Sete de Setembro, 785, no Jardim Aviação. Para mais informações, o telefone de contato é o 3221-4794.

 

 

Box

 

Programação do 4º Encontro de Gestantes da Pact

 

- Como se preparar para a amamentação

Letícia Kubo Ambrósio – enfermeira e consultora materno

 

- Vivência sobre as alterações no corpo da mulher na gestação

Mariane Christovam - fisioterapeuta em obstetrícia

 

- Roda de conversa com os pais

Diogo Pernas – idealizador do projeto Prosa de Pai

 

 

 

Publicidade

Veja também