Prudente tem atendimento a animais no São Bento e na sede do CCZ neste sábado

No bairro, equipes estarão na quadra coberta para orientações e coleta de sangue em cães; já no prédio do órgão, haverá vacinação antirrábica aos pets

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2024
Horário 18:02
Foto: Arquivo/Secom
CCZ leva serviços a cães para quadra coberta do Jardim São Bento neste sábado
CCZ leva serviços a cães para quadra coberta do Jardim São Bento neste sábado

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza, neste sábado, atendimentos a animais em dois locais de Presidente Prudente.

Das 8h às 12h, é realizada coleta de sangue visando o diagnóstico e combate da LVC (Leishmaniose Visceral Canina) na quadra coberta do Jardim São Bento, localizada na Rua Haruo Uoya.

Segundo o gerente do CCZ, Tiago Patrício, o intuito da mobilização é conscientizar a população a respeito da leishmaniose e alertar sobre os cuidados, sintomas e prevenção.

Na oportunidade, também serão dadas orientações sobre escorpiões, sarna, zoonoses e adoção responsável, entre outros assuntos.

No mesmo período, a sede do CCZ também estará aberta para vacinação antirrábica em cães e gatos e esclarecimento de dúvidas.

O CCZ fica na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93, no Parque Castelo Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3905-4220.

Entenda os procedimentos

A coleta de sangue visa a testagem da LVC (leishmaniose visceral canina). De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.

A vacinação antirrábica, por sua vez, visa a prevenção da raiva, uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Publicidade

Veja também