Prudentinos homenageiam falecidos nos cemitérios

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 03/11/2015
Horário 07:27
 

O Dia de Finados levou muita gente aos cemitérios municipais São João Batista e Campal, Presidente Prudente. De acordo com Carlos Alberto de Lima, agente de Coordenação das necrópoles, o movimento começou na quinta-feira, e diferente dos anos anteriores, o domingo foi um dia representativo de público. "Eram esperadas cerca de 20 mil visitas no feriado, mas como vieram muitos no domingo, acredito que não passe de 15 mil", estimava na manhã de ontem.

Mesmo com a chuva das primeiras horas da manhã, às 8h o tempo estabilizou, sem atrapalhar que os cidadãos prestassem homenagens aos entes falecidos.

Clarice Alves Xavier, 50, do lar, vai ao cemitério todos os anos no Dia de Finados. Ela e o marido costumam visitar os túmulos dos familiares de manhã e aproveitam o horário da missa, que é realizada tradicionalmente no Cemitério São João Batista. "É um dia triste, mas tem seu lado bom, pois é dedicado à reflexão, oração e recordação das pessoas que partiram", comenta.

Jornal O Imparcial Falecidos foram homenageados com flores, velas e orações

O funcionário público Danilo Borges, 23, veio da capital paulista para prestar homenagem a seus entes em Prudente. Parte da sua família é da cidade e ele reservou o feriado também para rever os parentes. "Tenho hábito de ir ao cemitério todos os anos. É bom reunir lembranças e fazer uma prece por eles", relata.

O coordenador dos cemitérios comenta que as orientações sobre os vasos e plantas têm sido respeitadas pela população. "As dicas são as mesmas de todos os anos e notamos que as pessoas têm respeitado, tomando cuidado com os vasos para não acumular água e servir de criadouro da dengue", expõe.


Berta Lúcia


O famoso jazigo de Berta Lúcia, mais uma vez, reuniu milhares de pessoas que estiveram no local para pedir bênçãos e agradecer pelos milagres, com flores e brinquedos. Falecida ainda criança, em 1944, vítima de meningite, ela é considerada santa por devotos de toda a região, embora a Igreja Católica não reconheça sua santidade. Segundo o zelador do túmulo, João de Souza, os presentes são recolhidos e doados para entidades carentes da cidade.

De acordo com os devotos, Berta Lúcia já salvou vidas e curou de doenças. A autônoma Aldanira Santos, 52, diz que já teve diversos pedidos atendidos pelo espírito da garota. "Ela atende qualquer tipo de desejo, mas geralmente, as pessoas pedem para auxiliar nas questões de saúde, conquistar um trabalho, ou resolver aquele problema que tem incomodado", explica.

Dirce Alves, 49, vendedora, também foi até o cemitério visitar o túmulo de parentes, mas antes de ir embora, passou pelo jazigo de Berta Lúcia para fazer uma prece. "É uma tradição, uma questão de fé", conclui.
Publicidade

Veja também