Psicóloga orienta pais na volta às aulas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 26/01/2017
Horário 16:18
 


A mamata acabou! É hora de voltar para a escola. E por conta das férias, muitas crianças estão acostumadas a dormirem mais tarde, não ter tantas regras, brincam quando querem, etc. Aí vem a pergunta: e agora com a volta às aulas? Como retomar a rotina? Como os pais e/ou cuidadores dos pequenos devem proceder no momento dessa mudança de seus dias em que estavam acostumadas? Vamos lá papais ver o que a psicóloga Alcione Candeloro Ricci tem de dicas para vocês.

Jornal O Imparcial Voltar à rotina, depois das férias, é difícil e dá aquela preguiça

Bem, segundo a especialista, como em todo ano, a rotina se altera na vida das crianças no período de férias. Logo é importante que os pais, sabendo que tudo precisa voltar ao ritmo escolar em poucos dias, comecem pelo sono a colocar a casa em ordem.

Ela orienta que já iniciem nessa semana, que antecede as aulas, a gradativamente colocá-los mais cedo na cama e a acordá-los mais cedo também. É sabido que, com calma, incentivando-a, abrindo a janela para o sol entrar são alguns macetes para despertar bem para um novo dia.

Se possível utilizar o horário de aula para nessa semana as crianças se ocuparem com a organização do material escolar, uniforme. E, se existirem pendências como notas muito baixas em algumas matérias, elaborarem algumas atividades no período em que habitualmente fazem a tarefa para uma revisão do conteúdo. "Iniciem o ano com o lema ‘dever antes do lazer’", coloca a psicóloga.

Algo comum na volta às aulas é aquela questão de troca de professora (ou tia como os pequenos as chamam) e de alguns amiguinhos também. E algumas crianças sentem bastante. Como explicar para os pequenos essas mudanças?

"Expliquem que em tudo na vida existem mudanças e o afeto pela ‘pro’ antiga e amigos sempre vai existir... o bom é que com o passar dos anos vamos sempre aumentando o número de pessoas queridas.                        Expliquem que afeto não muda... com um novo ano a criança vai fazer mais amigos e não perder os antigos", ressalta Alcione.

 

 
Publicidade

Veja também