Quantas piscinas você consegue nadar?

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Alguns adultos nunca tiveram a satisfação de atravessar uma piscina nadando. E, sequer quando crianças, não tiveram aquele prazer de disputar um desafio de “ida e volta” nadando. Alguns não tiveram a oportunidade de usar uma piscina, de aprender a nadar e de adquirir as habilidades que podem salvar a própria vida. Outros, mesmo tendo acesso a uma piscina, não julgaram importante aprender a nadar e hoje entram apenas em piscinas rasas.  

Aprendizagem

Natação deveria ser um dos “esportes obrigatórios”, juntamente com ginástica, judô, jiu-jitsu e karatê. Esportes que todos deveriam aprender durante pelo menos três anos, assim como se aprende (?) futebol, vôlei e basquete. A natação requer elevado nível de coordenação motora e tem um “complicador” adicional, que é se deslocar num fluído (água) diferente de nosso habitual (ar).

Atenção pais

Seu filho(a) aprender a nadar representa uma segurança para toda vida. Algo a ser obtido num período de dois anos, em média. Ele pode começar aos 6 meses, acompanhado de um dos pais. Mas atenção à escolha da academia ou escola de natação, pois o aprendizado deve, obrigatoriamente, começar com a sobrevivência aquática (autosalvamento na água). Mesmo os adultos, quando apreendem a nadar e se deslocar numa piscina, vivem uma intensa e permanente satisfação de conquista. Meus amigos Aline Duarte e Renan Porto que o digam.

Condicionamento

Depois de aprendidos os nados crawl (livre), costas, peito e borboleta, o objetivo passa a ser o aprimoramento da técnica para se deslocar com movimentos mais eficientes, mais velocidade e por mais tempo. Para muitos, a natação se torna um exercício de condicionamento físico preventivo, que deixará afastadas as doenças crônicas metabólicas (ex. diabetes), do coração e neurodegenerativas (ex. Alzheimer). Mas ficar indo e voltando sempre no mesmo ritmo é suficiente?

Estímulos

A natação é um exercício aeróbio quando praticado em intensidade leve ou moderada, durante 30, 60 minutos ou mais. Porém, o estímulo pode ser também anaeróbio, quando são realizados “tiros curtos” em velocidade e com pausas breves. Os dois tipos de treinos devem ser realizados alternadamente. Muito recomendável também o complemento do treino com sobrecargas fora da água (ex. exercícios localizados). Que o digam, o Dr. André Pirajá e os professores Pita Pierucci, Renato Simon e Alberto Klar.

Ritmo de nado

Qual o ritmo ideal para nadar continuamente 10, 20, 40 piscinas? Depende de seu condicionamento físico, que determina sua “velocidade crítica” (VC ou limiar anaeróbio). Há testes simples que você deve fazer para saber sua VC, pois utilizando o ritmo da VC, você estará sempre aprimorando sua aptidão aeróbia e o condicionamento físico preventivo.

Natação se torna um exercício de condicionamento físico preventivo.

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