Quiprocó federal

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 11/12/2025
Horário 04:04

O fato marcante desta semana na Câmara Federal acabou envolvendo a deputada nascida e com família em Prudente, Sâmia Bomfim (PSOL-SP); por conta da retirada à força de seu marido do plenário, o também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

PROTESTO DUPLO
Na terça-feira (9), o parlamentar ocupou a cadeira do presidente Hugo Motta (Rep) para protestar contra a votação de sua cassação e sobre o PL (Projeto de Lei) para atenuar penas de presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo Jair Bolsonaro (PL).

REGISTRO DE BO
Retirado à força pela Polícia Legislativa, o parlamentar afirma ter sido vítima de agressão, acusa o presidente da ordem por retirá-lo à força e registrou BO (boletim de ocorrência) na 5ª Delegacia de Polícia, no Distrito Federal.

AGRESSÃO FÍSICA
As deputadas Sâmia e Célia Xakariabá (PSOL-MG) também registraram queixa como vítimas de agressão física durante o tumulto generalizado na retirada do deputado pela Polícia Legislativa e alguns deputados da extrema direita.

DECORO FERIDO
O deputado é acusado de ter ferido o decoro parlamentar, pois teria expulsado, aos empurrões, o militante do MBL (Movimento Brasil Livre) Gabriel Costenaro, que teria lhe ofendido, durante manifestação na Câmara Federal, em abril do ano passado. 

HÁ DOIS MESES
Em outubro deste ano, em Prudente, o repórter do Plantão perguntou ao deputado sobre o processo de cassação. Ele disse que naquele momento o foco dos que querem vê-lo fora da Câmara estava voltado para os julgamentos dos envolvidos na “trama golpista”.

VOTAÇÃO DUPLA
Até o deadline deste Plantão não havia decisão sobre a votação da cassação ou não do deputado Glauber Braga e nem da deputada federal Carla Zambelli (PL) em razão de condenação criminal transitada em julgado.

ELEIÇÃO NA UEPP
Nesta sexta-feira (12) tem eleição para diretoria e conselho fiscal da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), às 17h. Endereço: Rua Professor Placídio Nogueira, 150, no Jardim das Rosas.

SEM CERTIFICAÇÃO
Na certificação desta semana do Programa Município VerdeAzul, Prudente ficou fora por não ter atingido o mínimo de 75 pontos na avaliação de boas práticas ambientais no decorrer do ano passado. 

LUGAR DE HONRA
Prudente alcançou 72,5 pontos e ficou como município qualificado no programa do governo do Estado de São Paulo. Prudente é o 25º do grupo 4, formado por municípios com 100 mil até 499.999 habitantes.

MAIOR IMPACTO
O Plantão publicará nos próximos dias, por ordem do recebimento das respostas, as principais realizações e de maior impacto social dos vereadores de Prudente, avaliação sobre o ano legislativo e a administração municipal.  

ALÉM DO HORIZONTE
Para a edição especial de domingo, o Plantão lançou um desafio ao jornalista Maycon Morano: o seu olhar (e o do jornalista deve ser para além de onde a vista alcança) sobre o Poder Legislativo de Prudente, considerando os 14 anos de sua atuação na Câmara.

Publicidade

Veja também