Radialismo esportivo em luto: morre Oliberto Faccioli, aos 54 anos

Corpo do radialista será sepultado nesta quinta, no Cemitério São João Batista, em Prudente; ícone do radialismo esportivo, marcou época e fez história

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/08/2023
Horário 14:50
Foto: Arquivo pessoal
 Oliberto Antonelli Faccioli morreu aos 54 anos
Oliberto Antonelli Faccioli morreu aos 54 anos

Será sepultado nesta quinta-feira, às 8h40, no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente, o radialista Oliberto Antonelli Faccioli, que faleceu aos 54 anos. Conhecido na cidade, atualmente trabalhava na Casa TraNoi, local que tem como missão acolher os familiares de pessoas doentes internadas em hospitais de Prudente que não têm condições financeiras de se hospedar em hotéis.

Ícone do radialismo esportivo, marcou época e fez história. Fica na memória dos ouvintes o famoso bordão de Faccioli: “Fuzilou!”. Ele e Luís Semensati faziam um programa esportivo na Rádio Prudente AM.

Nas redes sociais, muitas foram as manifestações de carinho e saudades. “Lembranças de belos tempos, lindos dias. Vá em paz amigo. Deus o receba e conforte a família”, escreveu Osvaldo Farias, compartilhando também uma foto ao lado dele. “Não acredito, meu amigo. A gente se falava toda hora e você agradecia por eu sempre estar mandando mensagem. Estou sem chão”, disse Patricia Ribeiro.

Em uma postagem, Marlon Maschio escreveu: “Quanta tristeza. Um pequeno com um coração enorme, um ser iluminado, de uma sabedoria ímpar, amante do esporte, uma pessoa que passei a admirar desde quando éramos moleques, jogando bola nos campeonatos do San Fernando. Era difícil marcar ele, parecia um “serelepe’ correndo. Descanse em paz, meu amigo. Vai narrar o futebol no céu. Que tristeza”.

Em seu perfil em uma rede social, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (sem partido), expressou sentimentos pela perda de Faccioli e destacou o coração generoso do radialista. “Perdemos mais um grande companheiro de jornada no rádio prudentino. Além de um profissional exemplar, Oliberto Faccioli se destacava pelo coração generoso e a forma respeitosa com que tratava todos os colegas de profissão. Que Deus o receba em sua infinita glória. Guardarei comigo todas as boas lembranças vividas”. 

“Grande perda"

Na tarde desta quarta-feira durante o treino do Grêmio Prudente, no Prudentão, o repórter esportivo da Rádio 101 FM, Cássio Oliveira, compartilhou a vivência que teve com Faccioli. Cássio lamentou a morte do companheiro de imprensa fanático pelo Palmeiras, e definiu a partida de Faccioli como uma “grande perda” para o rádio esportivo de Presidente Prudente. Ambos trabalharam juntos em coberturas esportivas e mesas-redondas de 1999 a 2005 na Rádio Diário e na Rádio Globo: 

“Para o jornalismo, para o rádio, foi uma grande perda a partida dele. Pra mim, foi difícil assimilar quando recebi a informação de que ele tinha falecido. Foi uma pessoa próxima. Trabalhei com ele por quase seis anos. Espero que ele esteja em bom lugar e que Deus possa confortar a família do Faccioli neste momento”, pontuou o radialista Cássio Oliveira.

O assessor de comunicação do Grêmio Prudente e radialista na 99 FM, Ronaldo Nascimento, também lamentou o falecimento de Oliberto Faccioli. Ronaldo atuou junto à Faccioli de 2010 a 2012 nas rádios do Grupo Paulo Lima de Comunicação: 

“Recebi a notícia de forma bem triste. Logo pela manhã, uma amiga da família, ouvinte minha na Rádio 99, me ligou e disse que Faccioli havia falecido e que, ontem [terça-feira] a mãe dele havia ligado para esta ouvinte dizendo que ele estava bem por conta de uma cirurgia que ele tinha feito no olho relacionada a diabetes que ele tratava. E, hoje [ontem], a mãe dele ligou para esta ouvinte dizendo que o Faccioli havia falecido. Fiquei muito triste com a informação por conta da amizade que eu tinha com ele. Não conheço uma pessoa que não gostava do Oliberto”, relatou Ronaldo Nascimento. 

“Sempre voluntarioso"

A diretora da Casa Tra Noi, Cidinha Mazuqueli, relatou que a notícia da morte de Faccioli deixou os membros da entidade consternados. “Os funcionários, voluntários e todos que convivam com ele ficaram muito tristes. O Oliberto foi o primeiro funcionário que eu contratei quando inauguramos a Casa em 2009. Foram 14 anos que ele trabalhou conosco. Era uma pessoa exemplar, sempre voluntarioso. Sempre quando tinha algum evento na entidade, ele arrumava um jeito de divulgar nas rádios. Olha, o falecimento dele é uma perda muito grande para a Casa Tra Noi. Ele estava afastado há uns três meses da entidade por conta de problemas de saúde e hoje [quarta-feira] a gente amanheceu o dia com a triste notícia do falecimento dele. Fica na memória o tempo que Deus permitiu que convivêssemos com ele e partilhasse da amizade dele. Fica os nossos sentimentos à família e a todos que conviveram com ele”, expressou a diretora da Casa Tra Noi, Cidinha Mazuqueli.

Publicidade

Veja também