Recomeços

OPINIÃO - Rosana Borges Gonçalves

Data 23/04/2022
Horário 05:00

Você já parou para pensar que, muitas vezes na vida, nossos objetivos podem tomar outros rumos e com isso, surgirem novas escolhas profissionais? Acreditamos que aquele caminho tomado numa suposta juventude seria para sempre e que nada mudará. Teremos a mesma profissão, talvez aquele mesmo emprego a vida toda e não nos damos conta de que, na maioria das vezes, essa decisão foi tomada muito cedo. É o que acontece com um jovem entre 17 e 18 anos que, por conta dos vestibulares, precisa escolher qual profissão seguir.
O nível de estresse vivido em época de vestibular chega a ser extremo. Segundo o portal “guia do estudante”, um estudo feito pela pesquisadora Maria Cândida Camargo Rolim, do Laboratório de Estudo do Estresse (Labeest) da Unicamp, mediu o nível de estresse de 92 estudantes de um cursinho pré-vestibular e chegou à conclusão que antes mesmo do dia da prova já estavam estafados, por terem que optar por qual vestibular/profissão tentar uma vaga.
Aos jovens que estão prestes a escolher uma profissão, que as famílias deixem mais leve essa escolha. Uma faculdade é apenas uma trajetória, e não o fim.
O mercado de trabalho necessita, sem dúvidas, desses novos profissionais. O que muitos talvez não se deem conta é de que uma primeira graduação não quer dizer que necessariamente será a única. É fato que a vida profissional no Brasil está mais longa, após a Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência). Por isso, uma segunda graduação ao longo do tempo, além de ser um ótimo incentivo na área em que já domina, poderá também abrir novos caminhos ou até mesmo uma nova profissão. 
Essa trajetória já vem sendo traçada por muitos. Dados divulgados pelo Censo de Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apontam que, no Rio de Janeiro por exemplo, entre os anos 2014 e 2020, houve um aumento de 60% no número de pessoas matriculadas em cursos de graduação que já possuíam diploma de ensino superior. 
Novos desafios nos deixam mais fortes, por isso ao invés de frustrar-se numa escolha que hoje já não lhe rende os melhores frutos, porque não procurar por uma segunda chance? 
Os melhores profissionais são aqueles que amam o que fazem, por isso nunca será tarde para fazer novas descobertas! Afinal a vida é feita de recomeços!
 

Publicidade

Veja também