Reflexo do sol afeta visibilidade do motorista

PRUDENTE - Da Redação

Data 06/01/2018
Horário 13:15

O reflexo do sol pode atrapalhar, e muito, a visão dos motoristas, de acordo a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares). Para uma direção segura, a empresa explica maneiras de como proteger a visão dos efeitos do reflexo do sol, principalmente nos horários entre o amanhecer e anoitecer, quando o sol está mais baixo em relação ao horizonte.

Das indenizações pagas pelo DPVAT (seguro obrigatório), 16% estão associadas a acidentes registrados entre às 17h e 19h59, que é o período de troca da noite para o dia em que a visão do motorista é afetada, oferecendo condições mais suscetíveis a acidentes. Conforme a concessionária, uma das proteções é manter os faróis baixos ligados durante o dia, pois facilita a visualização do veículo por outros motoristas, além de ser uma medida de segurança obrigatória nas rodovias brasileiras. Se a luminosidade do sol estiver muito forte, outra dica é usar o quebra-sol e óculos escuros. Reduzir a velocidade também pode ajudar a evitar colisões.

“Se for possível, o ideal é programar a viagem para outros horários. O motorista que dirige nestas condições deve guardar objetos que possam refletir a luz do sol no interior do veículo. Para maior eficiência do quebra-sol, pode ser necessário ajustar também a altura do banco. Outra medida importante é cuidar do para-brisa para que ele esteja sempre em boas condições de manutenção e de limpeza e não atrapalhe a visibilidade ao dirigir”, orienta Nivaldo Bautz, engenheiro de Segurança de Trabalho da Cart.

 

Uso dos óculos

Proteger os olhos dos raios solares, além de aumentar a segurança no trânsito, previne problemas na retina, e a escolha do óculos ideal é ponto importante. Segundo a empresa, o mais indicado por oftalmologistas são aqueles que contêm proteção UV (ultravioleta), capazes de filtrar totalmente a radiação, pois eles, de acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), “o uso das lentes fotossensíveis, que escurecem e clareiam conforme a luminosidade, auxilia o motorista a dirigir nestas condições”, explica.

Além disso, a Abramet pontua que cada coloração das lentes traz um benefício diferente para a visão. Lentes cinzas, por exemplo, reduzem o brilho e não distorcem as cores. As de tons marrons dão mais conforto para quem sofre de miopia e hipermetropia, além de prevenir a catarata. Já as verdes são mais indicadas para pessoas acima dos 60 anos, pois melhoram a visão de contraste. Por fim, as amarelas reduzem a visão de contraste nas horas de maior luminosidade.

Publicidade

Veja também