Reforma na pista de atletismo da Unesp é retomada após paralisação

Após aditivo no contrato inicial, universidade e construtora têm agora até o dia 5 de agosto deste ano para finalizar a obra de recuperação do espaço esportivo 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/01/2023
Horário 15:12
Foto: Roberto Mancuzo
Máquinas já estão novamente na pista de atletismo para finalização da obra de reforma
Máquinas já estão novamente na pista de atletismo para finalização da obra de reforma

A FCT/Unesp retomou esta semana a reforma na pista de atletismo, após a formalização de um aditivo no contrato original. A previsão de término da obra agora é de 5 de agosto. O reinício dos trabalhos de reforma significa um alívio para toda comunidade acadêmica, especialmente as equipes que usam o espaço para treinos comuns e de alto rendimento. “A pista é um dos espaços mais importantes para nossa comunidade porque representa não só um espaço esportivo, mas a memória de tantas conquistas e oportunidades de muitos garotos e garotas em trilharem uma carreira no esporte”, diz o vice-diretor da FCT Unesp, Ricardo Pires de Paula.

O contrato original de reforma foi assinado em 21 de junho de 2022 e seis dias depois os trabalhos começaram com previsão para finalização em 27 de dezembro do mesmo ano. No entanto, após o início das atividades, a empresa contratada identificou na pista um caimento inadequado para na base de concreto e propôs apresentar uma proposta para solução e custo adicional.

Em agosto, a empresa pediu revisão do contrato para este ajuste e a obra foi então paralisada e foi feita também a suspensão contratual por até 60 dias. Em nota oficial divulgada pela diretoria da FCT, foi apresentado que “Em novembro de 2022 a Coordenadoria de Engenharia e Sustentabilidade da Unesp expôs a necessidade de acréscimos e supressões de serviços e sugerindo, uma vez estando de acordo, o acréscimo de 90 (noventa dias) ao prazo da obra, após a formalização da alteração contratual. Por meio da Planilha de Serviços, foi sugerido o acréscimo ao valor inicial da obra no importe de R$ 460.815,40 (quatrocentos e sessenta mil oitocentos e quinze reais e oitenta e seis centavos), passando o contrato a totalizar a importância de R$ 5.348.226,51 (cinco milhões trezentos e noventa e oito mil duzentos e vinte e seis reais e noventa e sete centavos)”.

A empresa contratada concordou com a justificativa e planilha apresentada de supressões e acréscimos e o caso foi encaminhado a CEF (Caixa Econômica Federal) para autorização final, o que aconteceu no início deste ano e, portanto, a obra pode ser retomada. “A nossa expectativa agora é que a obra esteja pronta até o final do novo prazo que é 5 de agosto e que todos já possam utilizar novamente o espaço esportivo porque além de atender atletas de alto rendimento, é um laboratório de ensino, de pesquisa dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e de atividades junto à comunidade em geral”, explica o vice-diretor Ricardo.

Esta posição é a mesma da chefe do Departamento de Educação Física da FCT Unesp, Camila Buonani da Silva. “A gente tem sempre que lembrar que este espaço é também uma sala de aula, um laboratório onde são desenvolvidos ensino, pesquisa e extensão.” Segundo ela, a reforma da pista ainda proporciona à universidade retomar os trabalhos que aproximam ainda mais a comunidade do campus, como as tradicionais escolinhas esportivas de atletismo. 

Publicidade

Veja também