RODOVIA LIBERADA

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 12/01/2020
Horário 03:08

A Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), que seguiu parcialmente interditada nas proximidades do km 472+600 metros, por conta de uma erosão provocada pelo encharcamento do solo do aterro que faz a sustentação da pista, foi liberada. Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), uma sobrecarga no sistema de drenagem foi detectada, o que, de acordo com órgão, tem como causa um entupimento do sistema após as chuvas dos últimos dias. As obras de reparos foram feitas mesmo com mau tempo. No trecho afetado pela erosão, quem segue sentido Presidente Prudente - Pirapozinho ainda percebe pequena ondulação na via, por isso os motoristas devem ter atenção redobrada especialmente em caso de chuva. Cautela, velocidade compatível com a via e o trecho é segurança para todos.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Moradores das proximidades das ruas Ailton Orlando e Rui Barbosa, centro de Pirapozinho, estão preocupados com os acidentes de trânsito que ocorrem no cruzamento de ambas as vias que são acessos importantes para cidade. Em menos de um mês, dois acidentes, o último registrado na quinta-feira, envolvendo um motociclista. É importante um olhar das autoridades para o problema.

ESCORPIÕES EM ROSANA

Em Rosana, a preocupação é com o aumento de acidentes com escorpiões. Esta semana uma criança foi picada pelo aracnídeo e levada às pressas para o Hospital Regional de Porto Primavera. O menino está fora de perigo, mas o caso fez as autoridades municipais alertarem a população para redobrar os cuidados. O caso repercutiu na cidade e os familiares da criança cobram a conscientização da população para o acúmulo de lixo que favorece a infestação dos escorpiões.

CUIDADO REDOBRADO

De acordo com a Prefeitura de Rosana, “no verão, devido às altas temperaturas, o número de acidentes com escorpiões tende a aumentar”. “Por isso, a Vigilância Sanitária do município alerta que a atenção deve ser maior especialmente com as crianças e idosos. Este público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes do ataque de animais peçonhentos”. A Vigilância Sanitária da cidade disponibiliza o telefone (18) 3284-1163 para mais informações e orientações à população.

COMBATE À HANSENÍASE

Janeiro é o mês de combate à hanseníase em Mirante do Paranapanema. A campanha anual é intensificada no conhecido “Janeiro Roxo”, para a busca ativa de pacientes para tratamento. Segundo a Secretaria de Saúde de Mirante do Paranapanema, o trabalho de prevenção é realizado mensalmente, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu este mês para conscientização para a doença, que é crônica e transmitida pelas vias aéreas superiores após contato íntimo e prolongado com paciente sem tratamento. As ações na cidade serão realizadas de 20 a 25 de janeiro, nas Estratégias de Saúde da Família da cidade.

SINTOMAS DA DOENÇA

A hanseníase é uma doença lenta e silenciosa e os principais sinais ou sintomas surgem após longo período, que varia de 2 a 7 anos. Os mais comuns são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas com alteração de sensibilidade, áreas sem pelo, pela seca, formigamento, dormência, dor em trajeto de nervos. Se não tratada em fase inicial, o doente pode evoluir com incapacidades físicas definitivas.

MICROEMPREENDEDORISMO

Estão abertas as inscrições para o Super MEI, evento que será realizado de 21 a 24 de janeiro, das 18h30 às 22h30, na cidade de Teodoro Sampaio. O curso é gratuito e voltado para o microempreendedor individual, com objetivo de ampliar o conhecimento para a atuação como empresário e ajudá-lo a organizar seu negócio. Com o curso, os participantes terão acesso ao programa Juro Zero, que aumenta a possibilidade do empreendedor acessar créditos do Banco do Povo e investir na sua empresa.

Publicidade

Veja também