Rodrigo Fragoso investe na música e lança seu 1º disco

Apesar de seu estilo roqueiro, trabalho do cantor tem canções suaves, com grande presença de violão e alguns versos de amor

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 17/06/2015
Horário 08:31
 

Totalmente independente, "Quando me Conhecer" é o título do primeiro CD da carreira do cantor carioca Rodrigo Fragoso, 32, irmão do ator global Thiago Fragoso (no ar na novela "Babilônia"). Ele explica à reportagem, que por muito tempo teve banda de rock, e quando decidiu pela carreira solo, queria que fosse algo com a sua cara, por isso a denominação do álbum. "Acredito que toda pessoa possui várias faces e apesar de ser vista como extremamente simpática, ou não, tem sempre outros lados. E essa música fala justamente da eterna busca pelo autoconhecimento em confronto com o papel que a sociedade tenta impor às pessoas. É minha apresentação ao público", expõe.

O álbum do cantor, distribuído pela Trattore, já está no iTunes, YouTube, conta com 12 músicas, algumas que ele já havia composto há algum tempo. Segundo ele, no total - entre composição, escolha de repertório, produção e gravação final - foram mais de três anos para o disco ficar pronto.

Jornal O Imparcial Rodrigo e o irmão, o ator Thiago Fragoso, que já teve uma banda, juntos num mesmo palco

"As pessoas costumam dizer que é normal o primeiro demorar um pouco mais até sua conclusão. E concordo, pois para o cantor construir e expor sua própria identidade é necessário o tempo certo. Sem pressa para que saia um produto de qualidade. Estou feliz com o resultado", fala com orgulho.

O cantor comenta que sempre se apresentou em bares, casas noturnas, cantando muitas músicas de outros artistas. Mas poder viver o sonho de cantar suas próprias canções é fantástico. E que valeu a pena cada economia para lançar este disco autoral.

Ele costuma dizer que seu estilo musical é algo pop rock leve, com algumas músicas mais agitadas, sendo que a MPB (Música Popular Brasileira) e bossa nova sempre foram suas maiores referências, tanto das letras como na forma de compor.

Até que o irmão Thiago Fragoso, que já teve uma banda, lhe apresentou o rock de uma forma um tanto interessante. Na fase da adolescência dos dois, quando voltavam do colégio de Kombi, o motorista sempre sintonizava em rádios de rock. "Tempos mais à frente o Thiago sempre trazia um CD novo pra casa e aquilo foi me conquistando, me ganhando por completo", recorda.

 

Temas

O compositor enfatiza que as letras de suas canções algumas vezes são extensas e sempre intensas. Nesse disco, por exemplo, temas como violência doméstica e urbana, drogas, preconceito, medo e amor são alguns retratados sem retoques nas 12 faixas.

"Rocha" explicita bem isso: o não desistir de continuar, embora se caminhe numa sociedade muito julgadora que examina as pessoas antes de conhecê-las. "As questões políticas, por exemplo, é um ponto para ser tocado num momento em que o país vive esse embate constante com o poder público, mas que as pessoas não podem desistir, acreditar numa solução. Exponho essa questão de ser quem é, acreditar nos seus sonhos... É como se eu estivesse dizendo isso pra mim mesmo", frisa.

O amor é o mais recorrente sentimento de qualquer pessoa, mas Rodrigo diz não gostar de falar disso de uma forma mundana, e se for que seja de maneira criativa, o que para ele tem tudo a ver com a atitude do rock and roll que não se prende, mas preza conceitos de reflexão.

E esse amor ele transborda em "Benjamin", música feita para o sobrinho, filho do irmão Thiago Fragoso, que participa da faixa. Ele fala que essa música tem uma história interessante. "Eles queriam muito esse filho, que demorou a vir e quando ele foi concebido aquela atmosfera toda de amor tomou conta de todos. E eu acompanhei tudo de perto! Sou tio babão, e a dedicação do meu irmão pelo filho me inspirou e quando sentei para escrever, a canção saiu espontaneamente, como se um pai cantasse para o filho e não o tio", salienta.

 

Amor de família


Nascido em Clermont-Ferrand, na França, Rodrigo Fragoso cresceu no bairro carioca da Tijuca, sempre fazendo música, jogando futebol, capoeira, ginástica olímpica, natação, escoteirismo. Ou seja, um jovem que sempre soube aproveitar seus dias preenchendo-os com atividades saudáveis.

Ele fala da família com muito amor e diz que além de Thiago Fragoso, 33, tem outro irmão, Leandro, 28, que não seguiu a carreira artística, mas se dedicou à engenharia. "Somos muito unidos, amigos, mesmo ficando algum tempo distantes, pois cada um tem a sua vida. O que aumenta a saudade ", destaca.

Ao falar de Thiago ele o coloca como sendo sempre sua referência não só como irmão mais velho, mas por sua garra, por ter buscando e conquistado tudo sozinho, trabalhando desde os 9 anos com teatro, que era seu sonho.

"Minha admiração por ele sempre foi absurda. Confesso que demorei a ter a coragem que ele teve, apesar de ter começado estudar música desde os 6 anos, só fui me apresentar com 16. Ele é super do bem, muito na dele, depois que construiu a família então, se mostrou um grande homem, esposo, pai maravilhoso", elogia o irmão.

 

Paixão pela música

Formado em Direito, profissão exercida pelo avô materno, que o incentivava na área de escrita, isso porque via que ele sempre fora um poeta, sempre gostou de escrever. "Ele dizia: ‘meu filho você é um intelectual, deveria seguir isso ou aquilo’. Quando disse a ele que faria Direito, porque música não dava dinheiro, os olhinhos dele brilharam... mas ao longo dos estudos percebi que a autonomia que achava ter não existia... acabou que nunca atuei... e a música, que sempre amei, é muito ciumenta. Se você não dá atenção a ela não terá também", pontua.

Segundo Rodrigo, no chuveiro, nos intervalos das aulas (e, às vezes até durante), na hora do recreio, na rua... a música sempre fez parte de sua vida. Também estudava flauta e saxofone, que mais tarde seriam trocados pelo violão, que hoje ele ensina.

Com o rock que o irmão Thiago ouvia nas alturas em casa, Renato Russo, Cazuza e Arnaldo Antunes passaram a influenciar o participante de concursos de poesia, que começou a compor suas próprias canções. Vieram as bandas, formadas com os amigos, entre elas, Menino Prodígio, com a qual Rodrigo venceu sete, dos oito festivais disputados. Muita estrada – alguns desenganos – e apresentações em bares e casas noturnas prepararam o jovem artista de voz firme e rascante para o próximo passo: a carreira solo.

 

saiba mais

"QUANDO ME CONHECER"


Produzido e arranjado por Vini Lobo, com participações especiais dos músicos Chico Chagas (acordeon) e Marcos Suzano (pandeiro), o disco foi mixado por Fabrício Mattos, que já trabalhou com artistas como Tiago Iorc, Ritchie e Leoni, e masterizado pelo lendário engenheiro de som Ted Jensen, presente em produções de John Mayer, Paul McCartney e David Mattews Band.

 

FAIXAS

1 – "Quando me conhecer"

2 – "Até se o dia não voltar"

3 – "O fim de novo"

4 – "Eu preciso ir"

5 – "Benjamin"

6 – "O que a paz não é"

7 – "Rocha"

8 – O tom do amor"

9 – "Sementes"

10 – "Tudo vai mudar"

11 – "Pra quem tem medo"

12 – "Vai ter que me ouvir"

 
Publicidade

Veja também