Rosana promove concurso de poesias sobre Meio Ambiente

Organização estima receber 100 poesias até o encerramento das inscrições, previsto para o dia 31 de março; participação é gratuita

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 09/03/2016
Horário 10:24
 

"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais". A frase que já era proferida em meados de 1.700, pelo filósofo e escritor Voltaire, é retomada como inspiração para o II Concurso de Poesias de Rosana, promovido pelo Iscap (Instituto Sócio-Cultural e Ambiental do Pontal do Paranapanema/ Município de Rosana). A edição traz este ano o tema Meio Ambiente e estima cerca de 100 poesias cadastradas até o encerramento das inscrições, previsto para o dia 31 de março, realizadas de forma gratuita tanto no site institucional www.institutoiscap.org, quanto nas respectivas entidades participantes.

As categorias são divididas entre todas escolas públicas e privadas do município, as quais oferecem ensino fundamental, compreendido nos módulos 4º e 5º ano, 6º e 7º ano, e 8º e 9º; bem como ensino médio, 1º, 2º e 3º ano; além do grupo livre incluindo todos os cidadãos rosanenses.

Com técnica livre para a escrita, as poesias que se enquadrarem no tema proposto receberão troféus para o primeiro lugar de cada grupo e medalhas para segundo e terceiro colocados, que serão conhecidos na primeira quinzena de maio.

A pelo menos 200 km (quilômetros) de Presidente Prudente, Rosana é conhecida por sua característica turística, devido a adjacência com o Rio Paraná, próximo da confluência do Rio Paranapanema. O que explica a diversidade de árvores e referências ambientais, devido a Mata Atlântica, bioma que se estende por toda costa leste, sul e sudeste do Brasil. Fatores centrais para a escolha do tema Meio Ambiente.

Sendo assim, o desafio é envolver sustentabilidade, preservação, bem estar, e todos assuntos inseridos nos debates mundiais sobre os aspectos da fauna e flora, dando ênfase à estrutura local.

De acordo com o coordenador do Iscap, Luiz Fernando Neves, 34 anos, o principal objetivo da ação é estimular o pensamento preservativo de cada morador da cidade, fomentando, inclusive, o maior domínio e debate dentro e fora de sala de aula quanto aos aspectos literários. "É uma parceria entre o Iscap com as instituições de ensino para o bem das ideologias ambientais", esclarece.

Além das premiações citadas, todos os textos vencedores, após passarem pela análise de uma comissão avaliadora, composta por membros do Incasp e professores de língua portuguesa, farão partes de um livro, especifico à edição. Por sua vez, o custeio de todas estas atividades será bancado pelo patrocínio com o comércio local.

 

Na prática

O exercício proposto é visto pela diretora da Acep (Associação Cultural e Educativa de Primavera), Iracy Clara Matias, como um meio para instigar a vontade pela escrita e leitura entre jovens e adultos, sobretudo em referencia às origens bibliográficas, como a retomada de importantes poetas, como Castro Alves, Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade. "Uma oportunidade de aplicar as técnicas e os sentimentos envolvidos", relata.

 

SERVIÇO

INSCRIÇÕES

Os alunos do ensino fundamental e médio devem realizar as inscrições na secretaria de cada escola participante. Já os demais moradores, concorrentes pelo grupo livre deverão acessar o site www.institutoiscap.org. O cadastro também é aceito na sede do Iscap, localizada na Rua Lagoa Santa, 95 anos, quadra I, em Primavera, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

 

SAIBA MAIS

Produza uma boa poesia

Para produzir uma boa poesia, além da inspiração e observação sobre o tema proposto, algumas dicas podem ser úteis, as quais vale ressaltar: Sobre o que você quer falar ?; Solte as palavras num papel, pois facilita a ampliação de raciocínio; Não saia do ritmo; e treine os ouvidos, sempre leia em voz alta cada etapa de seu texto.
Publicidade

Veja também