Equipes da Rumo Logística, empresa responsável pelas obras de reativação do ramal ferroviário Bauru-Panorama, que atravessa 11 cidades do oeste paulista, visitaram os lindeiros da região de Flórida Paulista e outros municípios no entorno, nas últimas semanas, realizando medições e identificando ocupações dentro da faixa de domínio. Durante esse processo, todos os ocupantes foram notificados por meio de comunicações extrajudiciais sobre a irregularidade das construções e orientados a se adequarem, uma vez que a operadora dará início às manutenções necessárias para a reabertura da linha férrea. “O trabalho de notificação segue em andamento em todo o trecho contemplado pelo projeto”, informou a empresa, nesta semana.
Sobre as obras de reativação do ramal, que abrangem, além de Flórida Paulista, as cidades de Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama, a Rumo lembra que estas foram iniciadas em junho de 2024 e estão previstas para serem concluídas até 2028, conforme contrato firmado com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
“O projeto está dividido em três etapas: a primeira envolve a limpeza da vegetação ao longo da linha férrea; a segunda contempla a recuperação da infraestrutura, incluindo correção de erosões e ajustes em cortes e aterros; e a terceira abrange a recuperação da superestrutura, com a adequação de dormentes, trilhos e lastro de brita, além da instalação de grades em pontos que sofreram vandalismo”, recorda a empresa.
A retomada da ferrovia, como noticiado neste diário, é considerada pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) um avanço estratégico para a mobilidade de cargas e o desenvolvimento econômico do oeste paulista, com a recuperação de um trecho de 169 quilômetros. O anúncio da reestruturação dos ramais desativados da malha ferroviária de São Paulo, denominados Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o Estado em direção ao Porto de Santos, foram anunciados em 2020, pelo então governador João Doria.
O assunto voltou a ser tema de discurso em 2023, quando, em visita a Presidente Prudente, o atual chefe do governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que, com a retomada do ramal, o Estado trabalharia na prospecção de antigos trechos ferroviários que poderão ser reativados.