Sabesp garante não haver risco de desabastecimento na região

Porém, estatal reforça o alerta para que a população faça o uso consciente da água

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 08/10/2021
Horário 10:15
Foto: Alesp
Conforme Sabesp, cerca de 70% da água utilizada em Prudente é proveniente da captação do Rio do Peixe
Conforme Sabesp, cerca de 70% da água utilizada em Prudente é proveniente da captação do Rio do Peixe

O preâmbulo de um apagão por conta da escassez hídrica assusta todo o país e o medo de faltar água na torneira dos brasileiros também é grande. No entanto, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assegura que os recursos hídricos disponíveis na região de Presidente Prudente garantem o abastecimento da população. No entanto, a estatal reforça a necessidade do uso consciente da água. 
Na cidade de Presidente Prudente, por exemplo, aproximadamente 70% da água utilizada é proveniente da captação do Rio do Peixe, no município de Caiabu, e os outros 30% vêm do Rio Santo Anastácio. Conforme a Sabesp, há também uma captação reserva no Balneário da Amizade, mantida para utilização esporádica, quando necessário. 
De acordo com a companhia, é comum que os níveis dos mananciais baixem neste período do ano, porém não há risco de desabastecimento em virtude da estiagem em nenhuma das cidades atendidas pela empresa na região. “Cada uma das 62 cidades atendidas pela Sabesp na região possui seu próprio sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Há, por exemplo, cidades que utilizam mananciais superficiais [rios e represas] e cidades que contam com a água proveniente de poços”, informa. 

Cada uma das 62 cidades atendidas pela Sabesp na região possui seu próprio sistema de captação, tratamento e distribuição de água
Sabesp

Uso consciente da água

Para a Sabesp, “a contribuição da população também é muito importante, ao realizar pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos mais curtos e não lavar calçadas com mangueiras, o que já ajuda a evitar o desperdício, principalmente neste período de estiagem severa”. 

Publicidade

Veja também