Sala de radioterapia é aprovada após vistoria

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 11/09/2015
Horário 08:31
 

A sala e os aparelhos de radioterapia do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente foram aprovados, após vistoria realizada por técnicos do CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear). A informação é do presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer de Prudente, José Hilário Pasquini. "Está tudo aprovado e liberado para entrar em funcionamento na data prevista para a inauguração, no dia 6 de outubro", informa.

Contatada, a Assessoria de Comunicação do CNEN confirmou a visita, mas informou que aguarda o retorno dos inspetores à sede, no Rio de Janeiro (RJ), para confirmar o resultado, que deve ser apresentado no relatório final, que será anunciado nos próximos dias.

Ainda de acordo com o presidente da associação, a física Camila Salata e o engenheiro Paulo Leal, ambos do CNEN, estiveram no prédio do hospital, por volta das 13h de ontem, acompanhados de Bruna Minoti, física nuclear responsável pela radioterapia da unidade. Ela irá acompanhar o médico radioterapeuta Felipe Trevizan, na realização dos exames.

Jornal O Imparcial Inspetores do CNEN estiveram ontem na sala de radioterapia do Hospital do Câncer em PP

"O aparelho foi colocado em funcionamento, dentro da sala, cuja parede tem 1,5 metro e é revestida de um concreto especial, chapas de proteção no teto e, apenas a porta, pesa 1,3 mil quilos", explica José Hilário. "Eles analisaram os equipamentos e fizeram também a medição para saber se a radiação chegava do lado de fora da sala e tudo atendeu às normas e exigências da CNEN, que é o órgão federal responsável pela fiscalização", acrescenta.

 

Inauguração


José Hilário destaca que a inauguração a ser realizada no dia 6 de outubro e que deve contar com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), será apenas da sala de radioterapia, e a expectativa é de que o restante do Hospital do Câncer fique pronto até o final deste ano. "Como muitos precisam da radioterapia, que é um tratamento de casos com gravidade, estaremos salvando vidas com a inauguração", lembra o presidente da associação.

O aparelho de radioterapia utilizado no Hospital do Câncer, segundo José Hilário, é avaliado em R$ 3 milhões e foi uma doação do governo do Estado. A obra completa do hospital, orçada em cerca de R$ 45 milhões, está sendo realizada também graças a parcerias com o Ministério Público (Estadual, Federal e do Trabalho), além de outras entidades e de toda a comunidade. "Estamos chegando perto da realização de um sonho", completa José Hilário.
Publicidade

Veja também