Santa Casa de Prudente completa 5 meses de cirurgias bariátricas por vídeo para pacientes do SUS

Vinte e vinco anos após a 1ª cirurgia e com mais de 1.250 procedimentos realizados, hospital celebra cinco meses da adoção da técnica por videolaparoscopia para pacientes do Sistema Único de Saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2025
Horário 04:05
Foto: Cedida
Procedimento minimamente invasivo reduz risco de complicações durante a cirurgia
Procedimento minimamente invasivo reduz risco de complicações durante a cirurgia

A Santa Casa de Presidente Prudente foi a primeira instituição de saúde do oeste paulista a realizar cirurgias bariátricas, um procedimento essencial e, em muitos casos, a única alternativa para pacientes que não conseguem perder peso por outros meios. Agora, 25 anos após a primeira cirurgia e com mais de 1.250 procedimentos realizados, o hospital celebra cinco meses da adoção da técnica por videolaparoscopia para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Jefferson Taguti, médico responsável pelo serviço na Santa Casa, destaca a importância dessa inovação no atendimento público. “Nosso hospital já realizava a cirurgia bariátrica por vídeo em pacientes de convênios e particulares. No entanto, ao observarmos os benefícios desse método, assumimos o compromisso de estender a técnica a todos os pacientes do SUS. Essa conquista só foi possível graças ao empenho e dedicação da administração da Santa Casa, que viabilizou os investimentos necessários para a implementação do procedimento na rede pública”, afirma o especialista.

Minimamente invasivo

A videolaparoscopia representa um avanço significativo para os pacientes e para a instituição. O procedimento minimamente invasivo reduz o risco de complicações durante a cirurgia, como sangramentos e infecções, além de proporcionar um pós-operatório mais rápido e menos doloroso. Isso significa que os pacientes recebem alta em menos tempo e retornam mais rapidamente às suas atividades diárias.

Para o hospital, a adoção desse método também traz vantagens operacionais. Embora o investimento inicial seja maior devido à necessidade de equipamentos e capacitação da equipe, a redução do tempo de internação permite atender um maior número de pacientes ao longo do ano, otimizando os recursos hospitalares e ampliando o impacto positivo na saúde pública.

Desde o início da iniciativa, em janeiro, mais de 26 cirurgias bariátricas por vídeo foram realizadas em pacientes do SUS. O processo de preparação pode levar alguns meses, incluindo avaliação criteriosa por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e médicos especializados. Esse acompanhamento garante que os pacientes estejam aptos para a cirurgia e possam seguir as orientações necessárias para uma recuperação eficaz.

Com essa nova etapa, a Santa Casa de Presidente Prudente reafirma seu compromisso com a inovação e o acesso à saúde de qualidade para todos.

Fotos: Cedidas

Desde o início da iniciativa, em janeiro, mais de 26 cirurgias bariátricas por vídeo foram realizadas em pacientes do SUS

Médico Jefferson Taguti

Publicidade

Veja também