Santa casa reabre UTI credenciada pelo SUS

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2017
Horário 15:35
 

Após dois anos e meio fechada, a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) da Santa Casa de Presidente Venceslau voltou a funcionar no dia 9. O anúncio foi feito ontem pela assessoria de imprensa da instituição, que destaca que a medida foi tomada pelo novo provedor do hospital, Reginaldo Beraldo, e busca oferecer uma melhor condição de atendimento para os usuários da unidade de saúde. Inaugurada em janeiro de 2014, a nova UTI possui estrutura considerada "moderna", com seis leitos, e está melhor equipada para suprir as necessidades de pacientes. A unidade chegou a funcionar por cerca de seis meses no ano de sua inauguração, mas devido ao alto custo de manutenção, deixou de atender em meados de junho de 2014.

Jornal O Imparcial Medida busca oferecer uma melhor condição de atendimento para os usuários da unidade de saúde

A retomada do atendimento neste ano faz parte do planejamento de ações elaborado por Reginaldo e sua equipe. "A volta do atendimento da UTI era uma de nossas metas para este primeiro ano de minha gestão frente à santa casa, e conseguimos graças ao trabalho de readequação estrutural que temos feito em conjunto com a diretoria executiva do hospital", pontua o provedor. Comenta que a UTI conseguiu o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) para funcionar como UTI Adulto Tipo II e recebe cerca de R$ 33 mil reais mensais do Ministério da Saúde para auxiliar o custeio, que tem um valor em torno de R$ 150 mil por mês. "Temos uma estrutura de profissionais com equipe médica e de enfermagem para prestar toda assistência necessária aos pacientes", afirma.

Dados internos da santa casa apontam que nos seis meses em que a UTI funcionou em 2014, houve redução de 50% na taxa de mortalidade no hospital em relação ao mesmo período de 2013. Para melhorar tal índicem a assessoria expõe que o provedor já solicitou que a equipe técnica do hospital elabore um projeto emergencial para a ampliação dos leitos da UTI de seis para 10.

 
Publicidade

Veja também